O Centro de Tratamento de Queimaduras (CTQ) da Irmandade de Misericórdia de Campinas (IMC) – Santa Casa e Hospital Irmãos Penteado – acaba de conquistar a recertificação do Instituto Qualisa de Gestão (IQG), mantendo por mais dois anos o Selo Diamante, a categoria máxima de distinção da instituição acreditadora. O reconhecimento, obtido no dia 15 de setembro de 2025, reafirma a excelência do serviço, que é o único no Brasil a ostentar esse nível de certificação.
O CTQ da IMC é referência nacional no atendimento a vítimas de queimaduras, recebendo pacientes de Campinas, da região e de outros estados do país. Ao longo de sua história, o serviço já realizou milhares de atendimentos complexos, combinando alta tecnologia com um modelo de cuidado multiprofissional que envolve cirurgiões plásticos, intensivistas, enfermeiros especializados, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, equipe de apoio, entre outras.
Para o coordenador do CTQ, o cirurgião plástico Flavio Nadruz Novaes, a certificação traduz o compromisso permanente com a qualidade e a segurança no atendimento.
“A recertificação mostra a preocupação do CTQ e também da IMC em fornecer um serviço de qualidade e de segurança sob os aspectos que beneficiam totalmente os pacientes”, afirma o coordenador.
“O CTQ alia infraestrutura de ponta a protocolos rígidos de segurança assistencial. Temos certeza de que esses diferenciais foram fundamentais para a manutenção do Selo Diamante, tão importante para todos nós”, comentou o médico Murillo Almeida, provedor da IMC.
O CTQ iniciou os atendimentos em julho de 2016, contemplando o SUS e demais convênios da saúde suplementar. Já foram internados no CTQ 1.549 pacientes, sendo 1.248 pelo Sistema Único de Saúde (SUS), números de setembro de 2025. O espaço do CTQ é de cerca de 600 m² dentro da estrutura hospitalar da IMC, composto por várias áreas.
A área da internação tem 12 leitos, em quartos individuais equipados com todos os recursos necessários.
Há o centro cirúrgico próprio, ambientes para acolhimento das famílias, sala de recepção aos pacientes, área administrativa, além de uma sala de telemedicina para teleconferência e webconferência com acomodação para 20 pessoas em aulas ou gravações voltadas ao conhecimento e melhores práticas







