O mês de abril caminha para ser o mais chuvoso em Campinas desde 2012. A chegada de uma frente fria nesta quinta-feira (24) deve trazer grandes volumes de chuva para a região, de acordo com previsão do Cepagri. Até o momento, o município registrou 103 milímetros de precipitação, quando a média histórica para abril, conforme o Cepagri, é de 61,4mm. Em 2019, foram 110mm e em 2012, 163mm.
A previsão do Cepagri é de mudança brusca no tempo ao longo desta quinta-feira com a aproximação de áreas de instabilidade no estado de São Paulo. Há expectativa de chuva moderada a forte a qualquer hora do dia em toda a região de Campinas. Durante a chuva forte, aponta o centro, há risco de rajadas de vento, raios e queda de granizo.
Na sexta-feira (25), a instabilidade continua, novamente com previsão de chuva moderada a forte a qualquer hora do dia. O Cepagri não descarta a ocorrência de queda de granizo.
O alerta para temporais vale para todas as regiões paulistas, inclusive na capital e Grande São Paulo. As fortes pancadas devem começar primeiro no oeste do estado, região de Presidente Prudente e Araçatuba, ainda pela manhã, e vão se espalhando sobre as outras regiões no decorrer da tarde e da noite, indica o Climatempo.
O total de precipitação nestes dois dias poderá ficar entre 70 mm e 90 mm na capital. Isto significa que em 48 horas, São Paulo poderá receber o equivalente à média de precipitação para abril, que é de 87 mm. Os paulistanos já atravessam o abril mais chuvoso desde 1991.
As temperaturas também continuarão amenas na região de Campinas, com queda na sexta-feira. Nesta quinta, a máxima deve ficar em 27° e na sexta não passará dos 24°.
O final de semana deve ser de tempo seco e temperaturas amenas, em torno dos 25°C. Não há previsão de chuvas para a última semana de abril.







