A chegada da primeira frente fria de forte intensidade ao estado levou várias Prefeituras da Região Metropolitana de Campinas a anteciparem ações de acolhimento a moradores em situação de rua. Em Valinhos, uma força-tarefa irá às ruas já nesta segunda-feira (16). Campinas lançou a Campanha do Agasalho na última sexta-feira (13) e desde 1º de maio realiza a Operação Inverno. O Fundo Social de Holambra iniciou nesta segunda-feira a arrecadação de roupas, cobertores e agasalhos.
De acordo com informações do Cepagri, da Unicamp, os próximos dias serão marcados por temperaturas baixas, períodos de ventos fortes, ar seco e condição de tempo alternando períodos de predomínio de sol e de céu parcialmente nublado. Ao longo da virada desta segunda (16) para terça-feira (17) já será observado um declínio nas temperaturas.
A terça-feira (17) amanhece com temperatura em torno de 12°C, e a máxima fica em torno de 20°C, segundo o Cepagri. Ao entardecer, os ventos adquirem intensidade moderada (velocidade média de 25 km/h), e a umidade relativa mínima ficará entre 20 e 30%.
Entre a terça e a quarta-feira (18), o ar de origem polar entra de forma mais marcada, fazendo as temperaturas caírem ainda mais, e ao longo do dia os ventos deverão atingir velocidades médias em torno de 40 km/h, considerada de forte intensidade, e rajadas de até 70 km/h poderão ocorrer, baixando a sensação térmica e oferecendo algum risco de danos à árvores e estruturas (especialmente mais precárias/fragilizadas). As temperaturas ficam entre 5 e 16°C.
A partir desta segunda, a força-tarefa montada pela Prefeitura de Valinhos estará nas ruas. Entre as ações, estão o oferecimento de remoção dos moradores em situação de rua ao abrigo de Joapiranga, distribuição de cobertores e esquema de prevenção na UPA. Também foi definido esquema de segurança na Saúde, caso seja necessário atendimento emergencial em caso de hipotermia.
Em Campinas, a Operação Inverno já realizou 528 atendimentos, distribuiu 751 cobertores e fez 70 encaminhamentos para abrigos. O abrigo extra da Casa da Cidadania, ampliação anunciada em 5 de maio, que começou ofertando 40 vagas, abriga atualmente cerca de 80 pessoas.
Com a baixa temperatura, a Prefeitura de Campinas ressalta a importância da Campanha do Agasalho. Quem puder contribuir com a doação de roupas de inverno e cobertores, pode se dirigir até um dos mais de cem pontos de coleta da campanha. Confira os endereços no hotsite criado para a campanha: http://campinas.sp.gov.br/doeagasalho .







