A chuva que atinge Campinas desde a manhã desta segunda-feira (22) provocou 18 quedas de árvores na cidade ao longo do dia, de acordo com dados atualizados às 15h30 pela Prefeitura de Campinas. Por conta do temporal do início da tarde, a Estação BRT Piracicaba, no Corredor Ouro Verde, teve que ser desativada. As operações de embarque e desembarque são realizadas pelo lado direito da via, no piso normal, antes e depois do local, que ficou alagado.
A velocidade do vento chegou a 74 km/h, às 14h, no Aeroporto de Viracopos. O índice de chuva acumulado foi de 55,6 milímetros, sendo o maior nível registrado em Barão Geraldo.
A Emdec ativou a faixa reversível na lateral do Bosque dos Jequitibás. Houve ainda a queda de um poste na Avenida John Boyd Dunlop, na Estação Bela Aliança.
O dia virou quase noite na tarde desta segunda-feira na cidade – Foto: Leandro Ferreira/Hora Campinas
Pontos de alagamento
Há pontos de alagamento na av. Princesa D’Oeste x Moraes Salles. A Emdec também ativou faixa reversível no trecho. Há registros ainda na rua Delfino Cintra x av. Andrade Neves; Av. Amoreiras x av. Prefeito Faria Lima; Av. Orosimbo Maia x r. Paula Bueno.

Quedas de árvores
Houve ocorrências de quedas de árvores foram na Região Norte (6), Leste (4), Sudoeste (1), Noroeste (4) e Sudoeste (3); três quedas de galhos (Leste, Norte e Noroeste) e quatro alagamentos de imóveis (Satélite Íris I, Jardim Chapadão, Jardim Novo Flamboyant e Jardim Brasil).
Somente no período da tarde, foram 12 quedas de árvores, sendo três sobre a rede elétrica.
Confira a situação nos Centros de Saúde (CSs):
– Orosimbo Maia – Manteve somente atendimentos agendados após 14h30 por conta da entrada de água. A equipe de limpeza foi acionada.
– Joaquim Egídio e Jardim São Vicente – Somente os atendimentos da sala de vacinação foram suspensos a partir das 14h30 após a entrada de água no local. Não foram registradas perdas de doses.
– CAPS IJ Roda Viva, Santa Odila, Integração, Capivari, Guanabara, 31 de Março, Paranapanema, San Diego e San Martin – Registraram entrada de água, mas mantêm atendimento normal.
– Rossin, Vicente Pisani Neto, Santa Rosa e Satélite Íris 1 – Registraram falta de energia e a distribuidora CPFL Paulista foi acionada para verificar. Os atendimentos foram mantidos, mas o sistema usado pelas unidades básicas apresenta lentidão.

Equipamentos públicos afetados
♦ Mercado Municipal (Mercadão): a água entrou pelo lanternim e por pontos da cobertura. As calhas de proteção do lanternim já chegaram e serão instaladas nos próximos dias. O telhado passa por revisão geral. O atendimento segue normal.
♦ Terminal Mercado: as calhas não deram conta de dar vazão à água, pela intensa quantidade de chuva. Será realizada uma vistoria para verificar se há necessidade de limpeza das calhas, por conta da queda de folhas de árvores.
♦ Hospital Mário Gattinho: dois consultórios do pronto-socorro e um leito de enfermaria foram interditados. Não houve prejuízo no atendimento. Equipes já trabalham no reparo da calha.
