Equipes da Prefeitura de Campinas estão nas ruas nesta sexta-feira (25) para atender as ocorrências das chuvas que deixaram a cidade com vários pontos de alagamentos e causaram estragos na noite desta quinta-feira (24). O maior índice pluviométrico foi de 85 mm medido na região da Orosimbo Maia, Jardim das Bandeiras (Região Leste), em uma hora e meia de chuva.
Índices pluviométricos registrados na noite de ontem:
Jardim das Bandeiras – Sul – 69 mm
Orosimbo Maia – Leste – 85 mm
Barão Geraldo – Norte – 65 mm
Sousas – Leste – 82 mm
IAC – Norte – 54,8 mm
Cepagri – Norte – 48,8 mm
A Defesa Civil registrou 11 alagamentos de imóveis. Foram três ocorrências na Vila União, dois na Vila Perseu Leite de Barros, um na Vila Industrial, um na Vila Castelo Branco, um na Vila 31 de Março, um no Nova Europa, um no Jardim Yeda e um no Botafogo.
Também houve chamados para três imóveis em risco: um no Novo Campos Elíseos, um no Nova Campinas e um no São Bernardo. Foram registradas quedas de árvores na Vila Progresso, Chácara Santa Margarida e Jardim Santa Genebra II (Barão Geraldo). Um muro caiu no Jardim Campos Elíseos.
De acordo com a administração municipal, a Secretaria de Serviços Públicos está com 600 homens trabalhando para desobstruir vias em que houve quedas de árvores. Os funcionários também farão limpeza de boca de lobo, bueiros e das ruas após a água baixar.
A cidade registrou vários pontos de alagamento:
Av. Anchieta x Rua Major Sólon
Av. Orosimbo Maia x Av. Brasil
Av. Dr. Heitor Penteado x Kartódromo
Av. Orosimbo Maia x Rua Com. Querubim Uriel
Av. Princesa D’ Oeste x Rua Frei José de Monte Carmelo
Av. José de Souza Campos x Av. Orosimbo Maia
Toda a região do Cortume
Mário Gatti
A chuva atingiu parte da recepção do Hospital Mário Gattinho e a sala de espera do Raio-X da unidade. A água entrou pelo ar-condicionado e pelas janelas, porque o isolamento foi danificado com o vento forte e o grande volume de chuva em pouco espaço de tempo.
As equipes de manutenção estão no local e a recepção do Raio-X foi liberada para uso. O atendimento está normal na unidade.
No Pronto-Socorro adulto do Hospital Mário Gatti, a recepção e algumas salas também foram atingidas. Por isso, o atendimento foi transferido para outra ala. Houve um atraso temporário, mas a assistência foi normalizada por volta das 21h.
Equipes de manutenção foram acionadas. Por medida de precaução, para evitar que caíssem, placas do forro da unidade foram removidas porque ficaram molhadas. A entrada da chuva ocorreu porque as calhas não suportaram o volume de água