Um temporal com rajadas de vento de até 40km/h provocou uma série de transtornos em Campinas no final da tarde deste domingo (23). Não há informações sobre moradores feridos, desabrigados ou desalojados na cidade, segundo a Prefeitura, conforme balanço divulgado às 18h30.
As ocorrências mais significativas foram quedas de árvores e alagamentos em alguns pontos. O Departamento de Parques e Jardins da Secretaria de Serviços Públicos foi acionado para remover os galhos e árvores que caíram nas vias públicas durante o temporal.
Durante as rajadas de vento no Campo Grande, um portão de acesso para veículos ao Terminal Campo Grande no sentido Centro-bairro atingiu um ônibus da linha 203 (Campina Grande-Terminal Campo Grande) no momento em que ele chegava ao local. O parabrisa dianteiro teve uma quebra do lado direito e o veículo foi recolhido para a garagem da empresa Itajaí. Este ônibus foi substituído para atendimento aos passageiros. Ninguém ficou ferido e o fluxo de veículos não teve reflexos.
Placas de forro dos terminais Santa Lúcia e Satélite Íris, além de parte do acabamento de teto da estação Vista Alegre, se soltaram por conta do vento. Ninguém foi atingido.
Equipes de manutenção da Emdec foram acionadas para os reparos emergenciais em todas as estruturas.
O maior volume de precipitação na cidade foi de 22,8 mm na região do Centro de Campinas. Na sequência estão Jardim das Bandeiras, com 18,8 mm, Barão Geraldo, com 17,9 mm, e Satélite Íris 1 com 17,4 mm. Estes dados ainda serão atualizados pela Defesa Civil. Em Barão Geraldo, as rajadas de vento chegaram a quase 40 km/h, segundo o Cepagri da Unicamp.
Espetáculo adiado
As chuvas fizeram a Prefeitura adiar a terceira apresentação do Show Encantado da Páscoa, que seria realizada esta noite no Jardim Nova Europa. A medida visa garantir a segurança da população e uma nova data será definida para este bairro.
A série de apresentações teve início na sexta-feira, 21, com 2,5 mil espectadores no Jardim Esmeraldina. Já no sábado, 22, foram mais 700 no Satélite Íris 1. A programação segue até 20 de abril em diferentes regiões.
Previsão
A previsão é de que o tempo continue instável na noite deste domingo e madrugada desta segunda-feira, 24. Há possibilidade de temporais e, com isso, a Defesa Civil de Campinas recomenda que a população redobre cuidados, busque locais seguros e respeite as sinalizações na cidade que alertam para a possibilidade de alagamentos em pontos críticos.
A Defesa Civil chegou a enviar alerta de chuva forte aos usuários por meio de SMS nos celulares. Os moradores podem se cadastrar para receber os alertas da Defesa Civil. Basta enviar uma mensagem com o CEP do local para o número 40199. Os avisos são disparados nos aparelhos celulares registrados no programa.
A Defesa Civil do Estado também usa uma ferramenta para emissão de alertas sonoros de emergência, em tempo real, em caso de eventos severos ou extremos, para todos os celulares em municípios de São Paulo conectados a uma antena de telefonia móvel com tecnologia 4G ou 5G. Não há necessidade de cadastro prévio: uma mensagem pop-up aparece na tela do celular. Após dez segundos, pode-se usar novamente o aparelho.
Serviço
♦ Ligue 199 para alagamento, inundações e quedas de árvores;
♦ Ligue 118 para emergências de trânsito;
♦ Ligue 193 para situação de emergência.
Confira as ocorrências
Queda de uma árvore na Rua Evandro Batista Vieira, Alphaville. Nesta ocorrência houve desvio de trânsito por trechos das ruas Evandro Batista Vieira, Sabiu, Augusta Bernardes Moreira e Angelo Sellin;.
♦ Queda de galho/árvore na Rua Bastos, Ponte Preta;
♦ Queda de árvore na Rua Maria Aparecida dos Reis Neves, Conjunto Edivaldo Orsi – Nova Aparecida;
♦Queda de galho/árvore na Rua Conselheiro Antônio Carlos, Jardim Campos Elíseos;
♦ Ponto de alagamento no cruzamento entre as vias Brunoro de Gasperi e Maria Emília Alves dos Santos de Angelis, no Parque Prado. O trânsito precisou ser desviado para Rua Maria Emília Alves dos Santos de Angelis;
♦ Queda de telha de zinco de uma casa na Avenida Carlos Stella Neto, no Jardim do Lago, com danos em uma fiação. A concessionária CPFL já foi acionada;
♦ Queda de árvore na Rua Luís Mariano Bueno, no Jardim das Oliveiras, onde há cavaletes da Emdec sinalizando bloqueio na via;
♦Queda de árvore na Rua do Professor, no Jardim Proença;
♦ Alagamento de imóvel na Rua Alvimar Schneider, no Jardim Novo Maracanã;
♦Queda de árvore na Rua Miguel Veneroso, no Jardim Maísa;
♦ Queda de árvore na Avenida Dr. Ângelo Simões, no Jardim Leonor;











