Quedas de árvores e pontos de alagamento foram registrados na tarde desta sexta-feira (21) em Campinas. De acordo com o Cepagri, da Unicamp, foram 23,8 milímetros de chuva em uma hora. A Defesa Civil informou que houve ao menos dez quedas de árvores, sendo quatro no Jardim Chapadão, uma na Vila Itapura, uma na Vila Georgina, uma na Ponte Preta, uma no Parque Itajaí, uma no Jardim Nova Europa e uma no Jardim do Trevo.
No São Bernardo, o galho de uma árvore também atingiu um veículo.
Duas das quedas de árvores foram sobre veículos, na Vila Itapura (rua Coelho Neto, via com bloqueio total), e no Chapadão (rua Dona Rosa de Gusmão, via com bloqueio no sentido bairro – centro). Não houve vítimas. Houve ainda queda de um poste no Jardim Nova Europa (Sul) e foi registrado um alagamento de imóvel no Cambuí.
A pancada de chuva veio acompanhada de vento forte. Moradores do bairro Nova Europa relataram a ocorrência de granizo e ventos de mais de 40km/h. Uma árvore de grande porte caiu na Avenida Engenheiro Francisco de Paula Souza, próximo ao Cemitério da Saúde, bloqueando a via.
Segundo a Defesa Civil, são esperados ventos entre 60 e 100 quilômetros por hora para o período da tarde. Há painéis na cidade que indicam os pontos críticos de alagamento que devem ser evitados quando está chovendo e é importante respeitá-los. Recomenda-se também que se evite ao máximo ter contato com água de enchente. Essa água pode estar contaminada e transmitir doenças infecciosas.







