A chuva que caiu na manhã desta sexta-feira (27) em Campinas alagou diversas ruas e avenidas, provocou quedas de árvore e consequentemente o trânsito ficou complicado em alguns trechos.
A Prefeitura de Campinas também decidiu fechar todos os parques públicos às 8h. A medida ocorre porque em todas as regiões da cidade foi registrado um acumulado de mais de 80 milímetros de chuva em 72 horas, conforme dados do Sistema Integrado de Defesa Civil (Sidec).
A cidade está em Estado de Atenção por causa do alto volume de chuvas. Há previsão de chuvas intensas durante toda esta sexta-feira. Como o solo já se encontra encharcado, a Prefeitura mantém atenção redobrada em áreas mais vulneráveis.
Em relação às ocorrências relacionadas às chuvas nesta manhã desta sexta, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) registrou quedas de árvores na Rua Bernardet Garcia, na Vila Teixeira, e no cruzamento das vias Francisco Humberto Zuppi e Oscar Pedroso Horta, no bairro Cidade Universitária.
Já na Avenida Ruy Rodriguez, no trecho da ponte do Rio Capivari, sob a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), houve ponto de alagamento, e a passagem de veículos ficou obstruída.
Com isso, o motorista que trafega sentido Centro/bairro faz o trajeto pelas vias Érico Caruso, Itajubá, Bragança Paulista. Para quem vai sentido bairro/Centro, o caminho é pelas vias Bragança Paulista, Presidente Juscelino, Padre Donozete Tavares de Lima.
FAIXA REVERSIVA E FECHAMENTO DE PISTA
A Emdec inicia na manhã desta sexta a ativação da faixa reversiva (circulação no contra-fluxo) na rua Coronel Quirino, no trecho entre a rua General Marcondes Salgado e a avenida Dr. Moraes Salles. Com isso, o tráfego na General Marcondes Salgado, ao lado do Bosque dos Jequitibás, estará bloqueado.
A empresa também interdita a circulação de veículos na pista interna da avenida Dr. Heitor Penteado, no trecho desde a altura da avenida Almeida Garret até o balão onde está situado o 4º Distrito Policial (DP), no entorno do Parque Portugal (Lagoa do Taquaral).
“As medidas visam reduzir a circulação de condutores nessas regiões arborizadas, diminuindo o risco de acidentes, provocados por quedas de árvores, por conta das chuvas intensas”, divulgou a Emdec, como ações de caráter preventivo.
Desvios
Agentes da mobilidade urbana orientam condutores sobre os desvios programados na região do Taquaral. Quem circula pela avenida Almeida Garret com destino à região da Vila Nogueira, deve seguir pela avenida e contornar a rotatória, utilizando a terceira saída à direita.
Na sequência, segue pelas vias Miosótis, Jorge de Figueiredo Corrêa, Jasmim e Luiz Otávio, chegando ao cruzamento semaforizado. O acesso à região da Vila Nogueira ocorre após o cruzamento da rodovia Dr. Adhemar Pereira de Barros (SP-340).
O desvio também vale para quem deseja acessar a altura do 4º Distrito Policial (DP), a partir da avenida Almeida Garret. Já quem vem da altura do Portão 06 da Lagoa do Taquaral (antigo Kartódromo) deve continuar pela Heitor Penteado, no sentido anti-horário da Lagoa até chegar à rua Vital Brasil. A partir daí, o desvio é alternativo, dependendo do destino do condutor. Agentes da mobilidade urbana monitoram a região e orientam condutores.