PUBLICIDADE
7 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Eleições 2022

CNBB condena exploração da fé e pede serenidade

Nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil ressalta uso indevido da religião na política

Marcelo Pereira Por Marcelo Pereira
22 de outubro de 2022
em Eleições 2022
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Política contamina religião; agressividade sai da internet e invade templos

O clima de “Fla-Flu” da política no segundo turno das eleições presidenciais, com o País polarizado politicamente, tem obrigado as autoridades eclesiásticas a se posicionar e defender, sobretudo, serenidade. Como tem mostrado o Hora Campinas, religião e política se misturaram de forma simbiótica nesta reta final da campanha, gerando atritos e reações dentro e fora dos templos. A agressividade, muito comum nas redes sociais, agora se dá de forma real nos ambientes sagrados.

Por conta desse clima de animosidade, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ela mesmo vítima de parte dos fiéis católicos mais exaltados, decidiu vir a público com uma nota para tentar arrefecer a onda de ódio que se multiplica pelo País.

O texto lamenta “a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno” das eleições deste ano. Os bispos, na carta, recordam que a manipulação religiosa desvirtua valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que precisam ser debatidos e enfrentados no País. Clique aqui para ver a nota.

 

 

VEJA A ÍNTEGRA

NOTA DA PRESIDÊNCIA

“Existe um tempo para cada coisa” (Ecl. 3,1)

Lamentamos, neste momento de campanha eleitoral, a intensificação da exploração da fé e da religião como caminho para angariar votos no segundo turno. Momentos especificamente religiosos não podem ser usados por candidatos para apresentarem suas propostas de campanha e demais assuntos relacionados às eleições. Desse modo, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lamenta e reprova tais ações e comportamentos.

A manipulação religiosa sempre desvirtua os valores do Evangelho e tira o foco dos reais problemas que necessitam ser debatidos e enfrentados em nosso Brasil. É fundamental um compromisso autêntico com a verdade e com o Evangelho.

Ratificamos que a CNBB condena, veementemente, o uso da religião por todo e qualquer candidato como ferramenta de sua campanha eleitoral. Convocamos todos os cidadãos e cidadãs, na liberdade de sua consciência e compromisso com o bem comum, a fazerem deste momento oportunidade de reflexão e proposição de ações que foquem na dignidade da pessoa humana e na busca por um país mais justo, fraterno e solidário.

Dom Walmor Oliveira de Azevedo
Arcebispo de Belo Horizonte (MG)
Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler
Arcebispo de Porto Alegre (RS)
Primeiro Vice-presidente da CNBB

Dom Mário Antonio da Silva
Arcebispo de Cuiabá (MT)
Segundo Vice-presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado
Bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)
Secretário-geral da CNBB

 

Contexto da exploração da fé passa, necessariamente, pela enxurrada de fake news que chega sistematicamente nos celulares dos milhares de fiéis Arte: Divulgação

 

Fake news

O contexto da exploração da fé passa, necessariamente, pela enxurrada de fake news que chega sistematicamente nos celulares dos milhares de fiéis. Pensando nisso, a CNBB chegou a montar, em agosto passado, o curso “Fake News, Religião e Política”. A ideia era justamente propor e oferecer um conjunto de inciativas que pudesse fortalecer o diálogo e a conscientização e, principalmente, aplacar a mentira como instrumento de medo e desinformação.

De 8 a 12 de agosto foi realizado, portanto, o curso on-line “Fake News, Religião e Política” com a formação de 200 lideranças católicas de todo o País. Na justificativa, os organizadores salientam que “tendo em vista o aumento substancial da disseminação de notícias falsas, o objetivo do curso foi “oferecer uma formação aos agentes da Pascom, de outras pastorais, movimentos e organismos da Igreja para que desenvolvam a habilidade de checagem de notícias, exerçam a atitude cristã de propagação da verdade e formem uma rede de checadores de notícias no âmbito eclesial”.

O curso foi oferecido pela Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação, a Assessoria de Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Pastoral da Comunicação (Pascom-Brasil), em parceria com os Jovens Conectados, com a Bereia – Informação e Checagem de Notícias e com a PUC Minas, por meios de seus núcleos Anima, Núcleo de Estudos Sociopolíticos (Nesp) e Núcleo de Estudos em Comunicação e Teologia (Nect).

 

Bolsonaro e Lula

A nota foi pensada e divulgada no contexto das visitas do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Círio de Nazaré e à Basílica de Nossa Senhora Aparecida, por ocasião do feriado nacional da padroeira do Brasil. Mas ela segue sendo usada Brasil afora pelas dioceses e arquidioceses como posição oficial da Igreja Católica nesse momento turbulento.

 

Dom Odilo segue no Twitter tentando responder à onda de ataques Foto: Reprodução/redes sociais

 

Dom Odilo virou alvo

Um importante nome do episcopado brasileiro, inclusive mencionado como candidato a papa no futuro, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Scherer, foi vítima de agressões virtuais nas últimas semanas. Ele foi acusado de “comunista” e defensor de pautas contrárias à família, pela ótica de fiéis radicais bolsonaristas.

 

Por conta disso, dom Odilo, bastante ativo no Twitter, procurou responder a tudo, exaltando que as críticas tivessem fundamento e que esses católicos pudessem apurar melhor a sua história e conduta.

 

“Alguém tem dúvidas? Creio em Deus, em Jesus Cristo Salvador, amo a Palavra de Deus e da Igreja. Sou a favor da família, contra o aborto e toda violência contra a pessoa; não aprovo comunismo nem o fascismo; sou a favor da moral dos mandamentos de Deus. Estou em comunhão com o Papa…”. escreveu num dos posts.

“Tempos estranhos esses nossos! Conheço bastante a história. Às vezes, parece-me reviver os tempos da ascensão ao poder dos regimes totalitários, especialmente o fascismo. É preciso ter muita calma e discernimento nesta hora!”, pregou num tuíte.

“Escrevi muitos artigos contra o aborto, colocando claramente minha posição. Escrevo toda semana um artigo no Jornal O São Paulo. Ver no Portal http://arquisp.org . Desafio alguém a encontrar pauta a favor do aborto! Envio muita mensagem p/Twitter. Alguém quer conhecer? Olhe lá.”, pediu o arcebispo.

“Se alguém estranha minha roupa vermelha (perfil), saiba que a cor dos cardeais é o vermelho (sangue), simbolizando o amor à Igreja e prontidão ao martírio, se preciso for. Deus abençoe a todos. Mas… ninguém machuque ninguém!”, salientou dom Odilo.

Suas ponderações seguem não tendo muito efeito, pois à medida que ele posta, internautas entram em sua conta postando o número 22 de Bolsonaro e outras frases agressivas.

 

Padre Zezinho e cardeal Steiner também foram vítimas

A onda de ódio e ataques não poupou nem religiosos populares, que há décadas usam os meios de comunicação para evangelizar. Agora, no clima de vale-tudo da campanha, eles foram identificados como “comunistas” e defensores de Lula. O padre Zezinho é um deles. Por conta da sucessão de mensagens grosseiras e ameaças, ele decidiu sair das redes sociais, só voltando após o segundo turno.

 

“Cansei de abrir espaço para católicos superpolitizados, irados e insatisfeitos com nossa igreja. Estou me retirando até dia 31”, escreveu padre Zezinho.

 

“Depois das ofensas contra o papa, contra os bispos, contra mim, com calúnias e palavras de baixo calão, estou fechando essa página até dia 31 de outubro”, continuou o religioso.

Outro religioso que foi “cancelado” por radicais bolsonaristas é o cardeal Leonardo Steiner, arcebispo de Manaus. Ele escreveu um artigo para o jornal Em Tempo, que gerou grande controvérsia. O texto foi reproduzido no site oficial da Arquidiocese. Lá, o artigo foi criticado, nos comentários, por apoiadores de Bolsonaro.

 

“Esse bispo deveria se preocupar com os verdadeiros princípios cristãos. Se o Filho de Deus voltasse hoje, não ia sobrar uma pedra sobre pedra. Será que ele (bispo) estaria defendendo o ex-presidiário?”, perguntou um internauta, referindo-se a Lula.

 

Outro escreveu: “Fico impressionado em ver alguns padres e bispos apoiarem defensor do aborto e liberação das drogas. Será que eles estão com o juízo perfeito?”

Tags: BolsonaroCNBBeleições 2022exploração da féfé religiãolulaPolítica
CompartilheCompartilheEnviar
Marcelo Pereira

Marcelo Pereira

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Vice-presidente eleito anuncia 61 nomes da equipe de transição
Eleições 2022

Vice-presidente eleito anuncia 61 nomes da equipe de transição

Por Redação
14 de novembro de 2022

...

Recomposição do Orçamento para 2023 é prioridade, diz Alckmin
Eleições 2022

Recomposição do Orçamento para 2023 é prioridade, diz Alckmin

Por Redação
8 de novembro de 2022

...

Força Nacional apoiará PRF em ações nas rodovias de Rondônia

Força Nacional apoiará PRF em ações nas rodovias de Rondônia

8 de novembro de 2022
STF dá 48 horas para PRF enviar relatório sobre efetivo policial

STF dá 48 horas para PRF enviar relatório sobre efetivo policial

4 de novembro de 2022
Equipe de Transição quer espaço no Orçamento para Farmácia Popular e merenda

Equipe de Transição quer espaço no Orçamento para Farmácia Popular e merenda

4 de novembro de 2022
Equipe de Lula propõe PEC para manter Auxílio Brasil de R$ 600

Equipe de Lula propõe PEC para manter Auxílio Brasil de R$ 600

3 de novembro de 2022
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    Conheça cinco praias dignas de cenários cinematográficos no Litoral Norte de SP

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • O silêncio que eu sonhava em dividir – por Luciana Agatha Melo Guimarães

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Projeto prevê investimento de R$ 400 milhões para modernização do estádio da Ponte Preta

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Acusado de dupla filiação, Rafa Zimbaldi é expulso do Cidadania

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Campinas recebe Caravana de Natal da Coca-Cola no próximo dia 12

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.