A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) ocorrerá em 228 municípios, como na primeira edição do certame, garantindo que os candidatos façam as provas em dois dias, em um raio máximo de 100 quilômetros de distância de suas residências. Serão dois dias de aplicação de provas para os 761.528 inscritos confirmados.
O primeiro dia, previsto para 5 de outubro, será dedicado somente à aplicação das provas objetivas. Os candidatos habilitados nessa primeira etapa e convocados para fazer as discursivas farão a segunda fase em 7 de dezembro.
Na Região Metropolitana de Campinas, cinco cidades receberão provas do concurso: Campinas, Hortolândia, Paulínia, Valinhos e Vinhedo. Os locais exatos das provas do certame, por questões de segurança, somente poderão ser consultados individualmente pelos candidatos a partir de 22 de setembro, quando for divulgado o Cartão de Confirmação de Inscrição.
O documento, que estará disponível no portal do CPNU, ainda trará dados como o número de inscrição, as datas e os horários de aplicação das provas, além da informação sobre a opção do uso do nome social e se o atendimento especializado foi concedido após solicitação no ato de inscrição.
No momento da inscrição, o candidato escolheu a cidade onde quer fazer a prova e não pode mais alterar.
De acordo com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o objetivo do modelo de aplicação descentralizada nos dois dias de provas, em todo o país, é democratizar o acesso ao serviço público com a redução de custos de deslocamento.
O chamado Enem dos concursos registrou 761.528 inscrições confirmadas em 4.951 municípios.
Os candidatos negros optantes pela reserva de vagas, que passarão pelo procedimento de confirmação complementar da autodeclaração, serão convocados por meio de futuros editais.











