O Coletivo Vulcana ministra a palestra Afrorreferenciados, nesta terça-feira (5), às 9h, no CRAS Satélite Íris Campinas. O evento faz parte do projeto Olhar da Diversidade, que tem como objetivo promover um debate em torno do tema “afrocentralidade: resistência e futuro — mulher negra, racismo estrutural e empreendedorismo”. A entrada é gratuita.
Com as integrantes Giovana Frau, Fah Duàrte e Jeniffer Éffe’s e coordenação de Bruna Potenza, o Vulcana foi criado em 2022 como forma de “re-existência” de um grupo de mulheres mães e artistas que se viam excluídas dos circuitos artísticos.
Em 2023, o coletivo foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo com o espetáculo “Dijanira, mulher mãe do Campo Grande”. Recentemente, teve sua primeira participação em festival fora de Campinas, apresentando-se na Mostra P de Teatro, do grupo APanelA, na cidade de Ribeirão Preto – SP.
Olhar da Diversidade
O evento Olhar da Diversidade acontece entre os meses de julho e setembro de 2025, com programação gratuita. As atividades têm como eixo a valorização de linguagens visuais dissidentes e o deslocamento de narrativas para espaços de memória coletiva, a partir da fotografia como prática sensível de documentação, afeto e denúncia.
SERVIÇO
Palestra Afrorreferenciados
Dia: 5 de agosto, às 9 horas
Local: CRAS Satélite Íris Campinas
Endereço: Avenida Professor Mariana Scolari, 91 — Cidade Satélite Íris, Campinas.






