Por Kátia Camargo, Especial para o Hora Campinas
Na semana que completa dois anos, o portal Hora Campinas traz para o leitor uma excelente notícia, a estreia da coluna Hora Sustentabilidade em parceria com a Fundação Educar e Companhia DPaschoal. Para tratar de um tema tão relevante para toda a humanidade, a coluna conta com o experiente jornalista José Pedro Martins, que é uma referência nesta causa.
Zé Pedro, como é conhecido, atua há mais de 40 anos com temas ambientais, de direitos humanos, educacionais e culturais. Ele é autor de dezenas de livros publicados sobre esses assuntos. “Tive o privilégio de acompanhar como jornalista alguns dos principais eventos que consagraram a discussão planetária sobre o que hoje se chama sustentabilidade ou desenvolvimento sustentável. Então é uma grande notícia, para quem já acompanha a questão há tanto tempo, a abertura de um espaço nobre em um portal de enorme credibilidade como o Hora Campinas”, destaca o novo colunista.
A coluna Hora Sustentabilidade nasce para ser um espaço de discussão e muita reflexão para os leitores. “O planeta passa por uma conjunção de graves crises sociais, econômicas e ambientais, algumas sem precedentes, como a rapidez das mudanças climáticas, a gigantesca destruição da biodiversidade e a poluição em escala inédita dos oceanos”, destaca Zé Pedro.
E, segundo ele, no caso do Brasil, vários eventos climáticos extremos já vinham alertando para a urgência de se tratar do tema, o que foi confirmado pelas recentes tempestades históricas no Litoral Norte de São Paulo. “A sustentabilidade, em seus pilares ambientais mas também econômicos e sociais, é hoje uma questão essencial, pois o que está em xeque é a própria civilização do jeito que conhecemos. A hora é essa, não dá mais para adiar essa discussão”, alerta o novo colunista do portal.
A abertura desse espaço dedicado às questões gerais da sustentabilidade dentro do Hora Campinas, ressalta o jornalista, confirma que o portal está totalmente antenado, conectado, com os grandes temas contemporâneos.
“Há uma atenção crescente nos diferentes segmentos sociais para essa pauta. A chamada agenda ESG, por exemplo, ganhou uma dinâmica irreversível e cada vez mais prioritária para as empresas, dentro da discussão geral da sustentabilidade. Então, esse espaço, será vital para a informação e reflexão ampla sobre a biodiversidade, cada vez mais relevante para os cidadãos de Campinas e região metropolitana”, diz Zé Pedro.

Marcelo Pereira, um dos idealizadores e editor-chefe do Hora, destaca que ter esse novo colunista no time, junto com a Fundação Educar e Companhia DPaschoal que já têm em sua essência o olhar para estas questões, é um presente. “O jornalista Zé Pedro é referência em temas ambientais e um profissional de altíssimo nível, o que vem qualificar ainda mais o nosso projeto. É um orgulho tê-lo conosco”.
Para Isabela Pascoal Becker, diretora executiva da Fundação Educar e de Sustentabilidade da Daterra Coffee, uma das empresas da Companhia DPaschoal, reconhecida mundialmente pela cultura e práticas sustentáveis, estar neste projeto é apostar na relevância de que informação de qualidade, atrelada a uma busca profunda por boas práticas, pode servir como inspiração para as empresas aprimorarem suas iniciativas.
“É também um convite para que essa palavrinha, “sustentabilidade”, tão cheia de significados, ganhe espaço nas conversas de todos nós, cidadãos. Na medida que exemplos e conceitos sejam compartilhados, poderemos fazer a nossa parte buscando alternativas – em casa, no trabalho, como consumidores – que gerem menor impacto ou tragam maiores benefícios socioambientais. Somos todos corresponsáveis pela sustentabilidade e a informação é um importante canal de conscientização”, avalia Isabela.
O novo colunista do portal sabe que a sustentabilidade é um tema muito abrangente, mas destaca a importância de discutirmos com muita seriedade o assunto. “De fato a sustentabilidade é muito ampla. Teremos oportunidade de refletir sobre isso no espaço Hora Sustentabilidade. É uma agenda de interesse das futuras e das atuais gerações. No fundo está a questão sobre que país, que sociedade, que planeta nós queremos. Vamos tentar contribuir para essa discussão inadiável”, reforça o jornalista.