Campinas teve nesta terça-feira (22) um clima de calor intenso e abafamento. Com praticamente ainda um mês de verão pela frente, a temperatura chegou aos 33,5º C, às 17h10, segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) da Unicamp, sendo a maior registrada neste mês.
“Estamos sob a influência de uma massa de ar quente. É verão, radiação solar intensa, com isso as temperaturas sobem bastante”, explica Ana Ávila, pesquisadora do Centro.
Ainda segundo o Cepagri, nesta quarta-feira (23), os termômetros devem alcançar os 33º C novamente, com possibilidades de pancadas de chuva.
A Defesa Civil emitiu um alerta informando que o município está em Estado de Atenção pela baixa Umidade Relativa do Ar (URA). Às 14h, o índice atingiu 28,7%, conforme boletim emitido pelo órgão, a partir de dado recebido da Estação Ciiagro/IAC Campinas Região Norte, responsável pela medição.
O Estado de Atenção é decretado quando a umidade relativa do ar registra índice entre 20% e 30%. Nesse caso, a principal recomendação é consumir muita água e ter cuidado especial com crianças e idosos.
Também é aconselhado que a população evite exercícios físicos ao ar livre, entre 11 e 15 horas e mantenha os ambientes umidificados com vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.
É sugerido, ainda, aguar os jardins e, sempre que possível, permanecer em locais protegidos do sol, em áreas vegetadas. Outra orientação é evitar queimadas que, além de proibidas por lei, prejudicam o meio ambiente e a saúde.