O frio intenso chegou com força em Campinas, que atingiu na madrugada desta quarta-feira (25) a menor temperatura dos últimos quatro anos. A estação do Cepagri\Unicamp apontou 4,0°C às 5h40. De acordo com o Centro de Pesquisa, a última vez que a cidade chegou a essa marca foi em 31 de julho de 2021. No dia anterior, em 30 de julho, os termômetros atingiram 3,5°C. Neste 2025, a temperatura mais baixa tinha sido de 7,5°C, notificada em 30 de maio.
“O frio mais intenso é hoje (quarta-feira) mesmo”, diz o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. “A partir de amanhã (quinta-feira), as temperaturas sobem novamente, com o afastamento da massa de ar frio. As mínimas previstas para amanhã ficam em torno de 14°C. É um frio intenso, mas breve”, completa.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) apontou temperaturas negativas nesta madrugada em cidades da região. Elias Fausto, por exemplo, chegou a registrar -0,2ºC. Em Limeira, os termômetros atingiram -1,7°C. Geadas e nevoeiros foram observados em vários pontos.
Desde a última segunda-feira (23), a prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social intensificou as ações da Operação Inverno 2025 para atender pessoas em situação de rua. Foram ampliadas as vagas em abrigos, o acolhimento e distribuição de cobertores e insumos durante os dias de frio extremo.







