3 de outubro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
PUBLICIDADE
Home Esportes

Com desafios dentro e fora de campo, Marco Antonio Eberlin é eleito novo presidente da Ponte Preta

Dirigente aponta reengenharia financeira e construção de novo CT como prioridades da gestão

Gustavo Magnusson Por Gustavo Magnusson
30 de novembro de 2021
em Esportes
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Com desafios dentro e fora de campo, Marco Antonio Eberlin é eleito novo presidente da Ponte Preta

Diretor de futebol do clube entre 1997 e 2006, Marco Antonio Eberlin será o presidente da Ponte Preta pelos próximos quatro anos - Fotos: Diego Almeida/Ponte Press

Com uma longa história de serviços prestados como dirigente, o empresário Marco Antonio Eberlin foi eleito novo presidente da Ponte Preta na noite da última segunda-feira (29), em reunião do Conselho Deliberativo, no estádio Moisés Lucarelli. Com isso, Eberlin será o 58º presidente da história do clube alvinegro e comandará a Macaca no quadriênio 2022/25.

A relação de Eberlin com a Ponte Preta começou em 1996, como diretor do Departamento de Futebol Amador. Em 1997, assumiu a diretoria de futebol integrado (profissional e base), conquistando o vice-campeonato brasileiro da Série B. Permaneceu no cargo até 2006 e nunca amargou rebaixamento.

Indicado pela chapa “MRP – Movimento Renascer Pontepretano”, vencedora das eleições do último dia 20 (sábado), Marco Antônio Eberlin foi escolhido para o comando da diretoria executiva da Ponte Preta com 91% dos votos, advindos de 148 conselheiros presentes na reunião.

“Até a semana passada, declinei de qualquer cargo, mas tivemos questões sobre as prerrogativas necessárias do estatuto e insistiram. Nunca quis ser presidente, somente em 2008, quando fui candidato, mas os 30 coordenadores da chapa votaram unanimemente em mim e não podia jogar um projeto fora”, revelou Eberlin.

Derrotada no pleito da semana passada, a chapa “DNA Pontepretano”, encabeçada pelo conselheiro João Carlos Cunha, teve apoio de apenas 12 conselheiros, o que correspondeu a 7,4% do total de votos, uma vez que foram contabilizados três votos nulos.

O sistema de eleição da Ponte Preta é indireto, portanto, cabem aos 150 conselheiros eleitos e aos 150 conselheiros natos escolher a Mesa do Conselho, Conselho Fiscal e presidente e vices da Diretoria Executiva. Inicialmente, apenas a chapa MRP havia inscrito nomes para os 13 cargos até às 19h da última sexta-feira (26). No entanto, a chapa DNA alegou que poderia fazer a inscrição no sábado (27), mesmo sem expediente, visto que o estatuto permite inscrições até 48 horas antes, independentemente do funcionamento do clube. A tese foi aceita, mas a DNA perdeu mais uma vez na contagem dos votos.

Em sua primeira manifestação oficial como presidente da Ponte Preta, Marcos Antonio Eberlin apontou necessidade de reengenharia financeira para evitar problemas recorrentes de falta de pagamento e construção de um novo Centro de Treinamento como prioridades de sua gestão.

“Sem essa infraestrutura, não podemos lutar para melhorar o clube. Existe um projeto de CT para equipe profissional e base que vamos entregar a todo custo até o final da nossa gestão. Já estamos falando com o Rafael Mangabeira, autor dos projetos, para captar recursos. Nossa prioridade é essa”, destacou Eberlin.

“Sabemos da condição financeira precária do clube e isso não vem da gestão do Tiãozinho, pois há anos existe um déficit orçamentário gigantesco. Precisamos fechar essa torneira e estancar essa sangria para que os funcionários possam receber no quinto dia útil. É foco da nossa gestão arrumar uma engenharia econômica para parar de endividar o time”, afirmou Eberlin.

“Nos últimos 15 anos, acredito que tivemos tranquilamente mais 150 milhões de endividamento entre impostos, fornecedores e ex-atletas. Temos que ter ações com impacto emergencial, economia de guerra e planejamento para não endividar mais, além ser transparente com fornecedor e funcionário”, ressaltou Eberlin.

Novo mandatário do clube, Marco Antonio Eberlin também pregou união interna e convocou a torcida para participar ativamente do processo de retomada da equipe dentro e fora das quatro linhas.

Nova diretoria durante entrevista: objetivo é aglutinar o clube e acabar com a discórdia entre os pontepretanos

“Nosso principal desafio é aglutinar a Ponte. Vivemos situação de muita discórdia e peço que os pontepretanos possam se aglutinar em torno da Ponte. Não tem mais DNA nem MRP, então que possamos juntos trabalhar em prol do clube. A Ponte vive há anos dividida e é preciso acabar com essa divisão. Que todos os pontepretanos estejam de volta ao clube e pensando no bem comum da instituição”, pediu Eberlin.

“Toda a diretoria vai trabalhar em busca de criar diversas alternativas, principalmente em relação ao TC10+, para que a torcida venha para o clube. Lugar de pontepretano é no estádio e ajudando a Ponte a ser grande”, disse Eberlin.

“Peço encarecidamente ao torcedor que volte ao estádio e ao dia a dia do cube, consumindo ingressos e produtos oficiais para nos ajudar com a situação financeira. Só o torcedor pode mudar essa história voltando a trabalhar junto com o clube do coração. Vocês são donos da Ponte Preta, enquanto eu estou aqui por circunstância. Venham para o estádio, cobrem quando for preciso. Não tenho medo disso. A Ponte precisa que o torcedor esteja dentro da nossa casa”, clamou Eberlin.

O advogado Tagino Alves dos Santos foi reconduzido à presidência do Conselho Deliberativo da Ponte Preta

Novo Conselho Deliberativo

Além da nomeação de Marco Antonio Eberlin como novo presidente da Ponte Preta, o advogado Tagino Alves dos Santos foi reconduzido à presidência do Conselho Deliberativo. Além disso, o ex-presidente Marcos Garcia Costa foi escolhido como 1º vice-presidente da diretoria executiva, com Jeronimo Tognolo Neto como 2º vice. O advogado José Antônio Cremasco será o presidente do Conselho Fiscal.

Empresária do ramo de metalurgia, Maria José Zanetti Fernandes, mais conhecida como Mazé, foi escolhida como segunda secretária do Conselho Deliberativo da Ponte Preta, tornando-se a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa em toda a história do clube.

“Para mim é uma honra entrar para a história do time que tanto amo. Vou fazer o meu melhor e espero que eu seja apenas a primeira de muitas outras mulheres que também venham a ocupar cada vez mais espaço na Ponte Preta”, disse Mazé, de 70 anos, que integra o Conselho alvinegro desde 1999.

Maria José Zanetti Fernandes, a Mazé, será a primeira mulher a ocupar um cargo na Mesa Diretora do Conselho Deliberativo da Ponte Preta

“A Ponte Preta sempre foi um time aberto a todas as pessoas, independentemente de cor, religião, preferência e classe social, mas é fato que a inclusão vem se mostrando cada vez mais presente nos postos de decisão do time: Tiãozinho foi o primeiro presidente negro em 120 anos de história, eu fui o primeiro negro a presidir o Conselho. Tivemos a Graziele de Andrade Reginaldo, primeira mulher a integrar a Diretoria Executiva, e agora temos a primeira mulher eleita para o Conselho. Isso é muito positivo”, exaltou Tagino Alves dos Santos.

Tags: diretoriaeleiçõesesportesHora CampinasMacacaPonte Pretaprojetos
CompartilheCompartilheEnviar
Gustavo Magnusson

Gustavo Magnusson

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Alan Santos fala sobre semana decisiva no Brinco e espera jogo de xadrez contra o Náutico
Esportes

Alan Santos fala sobre semana decisiva no Brinco e espera jogo de xadrez contra o Náutico

Por Redação
3 de outubro de 2025

...

Vôlei Renata recebe Suzano em jogo decisivo pelo Campeonato Paulista
Esportes

Vôlei Renata recebe Suzano em jogo decisivo pelo Campeonato Paulista

Por Redação
3 de outubro de 2025

...

Guarani pode chegar à marca de 50 mil torcedores em 4 jogos no Brinco

Guarani pode chegar à marca de 50 mil torcedores em 4 jogos no Brinco

2 de outubro de 2025
Ponte Preta ganha incentivo extra na Série C com novo calendário do futebol brasileiro

Ponte Preta ganha incentivo extra na Série C com novo calendário do futebol brasileiro

2 de outubro de 2025
Pendurados e gramado sintético geram dúvidas na Ponte Preta para duelo contra o Brusque

Pendurados e gramado sintético geram dúvidas na Ponte Preta para duelo contra o Brusque

1 de outubro de 2025
Em clima de decisão, Guarani revive cenário de nove anos atrás

Em clima de decisão, Guarani revive cenário de nove anos atrás

1 de outubro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    Ivo Neves
    Pequena empresa que pensa grande
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Márcia Romão
    Saúde Emocional
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Ponte Preta ganha incentivo extra na Série C com novo calendário do futebol brasileiro

    Ponte Preta ganha incentivo extra na Série C com novo calendário do futebol brasileiro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Guarani pode chegar à marca de 50 mil torcedores em 4 jogos no Brinco

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Governo de São Paulo autoriza concessão de rodovias da Rota Mogiana

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Hortolândia celebrará padroeira com feriado municipal em 7 de outubro

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Marinha israelense intercepta Flotilha Global que leva vereadora de Campinas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.