Principal destaque do Botafogo na temporada e artilheiro da atual edição da Libertadores, o atacante Júnior Santos, de 29 anos, defendeu a Ponte Preta em 2018 e marcou nove gols, sendo dois deles numa goleada por 4 a 0 sobre o Paysandu, em plena Curuzu, no último duelo entre as equipes, que se reencontram neste próximo sábado (20), às 18h, no mesmo estádio, em Belém do Pará.
Há seis anos, vestindo a camisa alvinegra, Júnior Santos balançou as redes nove vezes, oito na Série B e uma na Copa do Brasil, em um total de 39 jogos disputados. Ele também contribuiu com quatro assistências, todas no Campeonato Brasileiro.
Com Júnior Santos como titular e destaque do time, a Macaca só não conseguiu conquistar o acesso à elite nacional porque não foi capaz de derrotar o Avaí em confronto direto fora de casa na última rodada da Série B, após uma incrível arrancada final sob o comando do técnico Gilson Kleina. O empate em 0 a 0 na Ressacada jogou tudo por água abaixo.
No segundo turno da Série B, em 2018, a Ponte Preta conquistou nove vitórias e fez incríveis 34 pontos, numa sequência que começou com goleada por 4 a 0 sobre o Paysandu, no estádio Leônidas Sodré de Castro, a Curuzu, mesmo palco do duelo deste próximo sábado (20), às 18h, em Belém do Pará.
Naquele duelo contra o Paysandu, disputado na casa do adversário, no dia 7 de agosto de 2018, a Ponte abriu o placar com um golaço de fora da área do zagueiro Nathan Silva, que depois se sagraria campeão mineiro, brasileiro e da Copa do do Brasil pelo Atlético-MG, em 2021. Atualmente, ele defende o Pumas, do México.
Ainda no primeiro tempo, a Macaca aumentou a vantagem com um chute no ângulo de Júnior Santos, da entrada da área. Na segunda etapa, ele marcou novamente, desta vez de cabeça, e o atacante Hyuri fechou o caixão.
Na ocasião, a Macaca teve à beira do campo o técnico João Brigatti, um de seus quatro treinadores naquela campanha que quase resultou em acesso. Os outros foram Doriva, Marcelo Chamusca e Gilson Kleina.
Relembre abaixo os gols da vitória da Ponte Preta por 4 a 0 sobre o Paysandu:
O Paysandu acabou rebaixado naquele campeonato, amargou cinco anos nas profundezas da Série C, mas enfim conseguiu retornar à Série B. Já a Ponte nunca mais conseguiu brigar pelo acesso até a última rodada e atualmente vive a sua sétima participação consecutiva na segunda divisão nacional.
Nesse momento, Macaca e Papão aparecem separados por apenas uma posição na tabela da Série B, mas ambos somam 20 pontos. Com uma vitória a mais (5 a 4), primeiro critério de desempate, a Ponte ocupa a 11ª colocação, e o Paysandu, a 12ª.
Júnior Santos, por sua vez, deixou o Majestoso no fim de 2018, defendeu o Fortaleza em 2019 e depois se transferiu para o Japão, onde permaneceu durante três anos e atuou por três times diferentes (Kashiwa Reysol, Yokohama Marinos e Sanfrecce Hiroshima). Em 2022, retornou ao futebol brasileiro para jogar por empréstimo no Botafogo, foi adquirido pelo Fortaleza em 2023 e depois vendido para o Fogão, onde vem se destacando desde o ano passado.

Com 18 gols em 2024, sendo nove deles na Libertadores, Júnior Santos ocupa a sétima posição da lista de artilheiros do futebol brasileiro em 2024, encabeçada pelo centroavante Pedro, do Flamengo, que soma 26 tentos na temporada.
Atual líder do Campeonato Brasileiro, com 33 pontos, o Botafogo tem confronto direto contra o Palmeiras, segundo colocado, também com 33, e tentará manter a ponta justamente diante do adversário que lhe tirou o título no ano passado.
Oito meses e meio depois daquela histórica vitória palmeirense de virada por 4 a 3 no Engenhão, que acabou mudando a história do último campeonato, as equipes voltam a se enfrentar na noite desta quarta-feira (17), às 21h30, no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. Os dois times também têm encontro marcado nas oitavas de final da Libertadores, em agosto.









