A Ponte Preta foi derrotada por 2 a 1 pelo Botafogo-PB neste sábado (9), no Estádio Almeidão, pela 16ª rodada da Série C. O resultado mantém a Macaca com 27 pontos, ainda na vice-liderança, mas a equipe pode cair até três posições ao fim da rodada. Já o Belo se afasta da zona de rebaixamento e se aproxima do G-8.
Em meio à crise salarial e a protestos durante a semana, o time campineiro entrou pressionado e com baixas importantes: Jean Dias e Maguinho, que pediram para deixar o clube, além de Serginho e Everton Brito, com problemas físicos. Fora de casa, a Ponte já vinha de duas derrotas consecutivas — para São Bernardo e Caxias.
Ainda que dependesse de uma combinação de resultados, a derrota elimina a chance da Ponte confirmar a classificação antecipada à próxima fase da Série C nesta rodada.
Primeiro tempo
O jogo começou com a Ponte quase abrindo o placar nos primeiros segundos, em boa chegada de Jeh. O Belo passou a ter mais posse e rondar a área adversária, enquanto a Macaca se fechava e buscava contra-ataques com o camisa nove, muito acionado na primeira etapa.
Aos 18 minutos, veio o primeiro golpe: Denilson desarmou Dudu na saída de bola e arriscou de fora da área. O chute, no meio do gol, passou após falha de Diogo Silva, que não conseguiu segurar.
O cenário piorou aos 37 minutos. Novamente Dudu perdeu a bola na intermediária, Denilson acionou Cássio Gabriel, que tocou para Luís Miguel ampliar. O Belo ainda balançou as redes com Cássio Gabriel aos 42, mas o lance foi anulado por impedimento. A Ponte encerrou a primeira etapa sem criar chances claras e com dificuldades na transição ofensiva.

Segundo tempo
A etapa final começou com a Ponte tendo mais posse e ocupando o campo ofensivo, mas seguiu errando passes e sem efetividade nas finalizações. A primeira finalização no gol aconteceu apenas aos 25 minutos, em chute de Lucas Cândido defendido por Michael Fracaro. Com a vantagem, o Botafogo administrava o resultado e explorava os contra-ataques.
Aos 44 minutos, Léo Oliveira escorou de peito após cruzamento e Bruno Lopes bateu de voleio para descontar e marcar seu quarto gol no ano. A Macaca ainda pressionou nos minutos finais, mas não conseguiu o empate.
Situação na tabela
Com a derrota, a Ponte soma três partidas sem vitória e corre o risco de ser ultrapassada por Náutico ou Londrina – que se enfrentam neste domingo – e São Bernardo, podendo cair até a quarta posição. O próximo compromisso será no sábado (16), às 17h, no Moisés Lucarelli, contra o Itabaiana, em duelo direto para confirmar a classificação à próxima fase.
O Botafogo-PB, por sua vez, respira na luta contra o rebaixamento, abre vantagem para o Z-4 e fica a três pontos do Anápolis e a dois do CSA, primeiro time dentro do G-8, mas que ainda jogam na rodada. A equipe volta a campo na segunda-feira (18), contra o Ypiranga, em Erechim.
Ficha técnica
Botafogo-PB 2 x 1 Ponte Preta
Ponte Preta
Diogo Silva; Pacheco (Miguel), Wanderson (Kevyn), Emerson Santos e Artur; Dudu (Léo Oliveira), Lucas Cândido, Luiz Felipe (Diego Tavares) e Elvis; Jonas Toró (Bruno Lopes) e Jeh. Técnico: Alberto Valentim
Botafogo-PB
Michael Fracaro; Ynaiã, Wendel Lomar, Marcelo Augusto (Lucas Balardin) e Evandro; Cássio Gabriel (Andrés Robles), Thallyson e Igor Maduro; Gabriel Honório (gama), Luís Miguel (Silvinho) e Denilson (Gui Sales). Técnico: Evaristo Piza
Gols: Denílson, aos 18 do primeiro tempo
Luís Miguel, aos 37 do primeiro tempo
Bruno Lopes, aos 44 do segundo tempo
Público: 2.569 torcedores
Renda: R$ 26.910,00
Local: Estádio Almeidão, em João Pessoa (PB)
Árbitro: Márcio dos Santos Oliveira (AL)
Cartões amarelos: Luiz Felipe, Marcelo Augusto