A CPFL Piratininga acaba de concluir um projeto de Eficiência Energética na unidade dos Correios de Indaiatuba, que trará uma economia nas contas de luz da instituição de aproximadamente R$ 175 mil ao ano. O investimento total da concessionária foi de R$ 185 mil, e viabilizou a substituição de 2.028 pontos de luz convencionais por lâmpadas LED, que consomem até 80% menos energia do que as incandescentes e têm vida útil muito superior. A economia anual de energia será de 340 MWh, equivalente ao consumo médio de 144 residências.
“Ao investir em iniciativas como essa, ajudamos instituições públicas, como os Correios de Indaiatuba, a modernizar suas instalações e reduzir custos operacionais. Essa economia permite que os recursos sejam direcionados a outras frentes de atendimento e melhoria dos serviços à população”, afirma Walter Barbosa Júnior, gerente de Eficiência Energética da CPFL Energia.
Segundo o gerente, a ação também contribui para a redução de emissões de gases de efeito estufa.
“A modernização da iluminação vai evitar a emissão de 18,5 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) por ano, o que corresponde ao plantio de 111 novas árvores. São resultados que demonstram como a eficiência energética pode unir responsabilidade ambiental, economia e qualidade no atendimento aos cidadãos”, completa.
Educação e conscientização
Além das melhorias em infraestrutura, o PEE promoveu a disseminação de práticas de uso consciente de energia. Por meio da distribuição de materiais sustentáveis, com mensagens educativas, o programa ampliou o alcance das ações de conscientização junto aos colaboradores e à população atendida no local.
Um dos objetivos do PEE em Indaiatuba foi incentivar o uso consciente de energia entre colaboradores e a comunidade atendida pelos Correios. Por meio da distribuição de materiais sustentáveis com mensagens educativas, a ação ampliou o alcance das atividades de conscientização entre as pessoas que circulam no local.
Programa de Eficiência Energética – PEE
O Programa de Eficiência Energética (PEE), uma iniciativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), visa promover o uso eficiente da energia elétrica, reduzindo desperdícios e envolvendo diversos projetos para otimizar o consumo energético em diferentes setores.
Com um forte enfoque em inovação e sustentabilidade, o programa incentiva a adoção de tecnologias e práticas que aumentam a eficiência energética, beneficiando tanto os consumidores, por meio da diminuição dos custos com energia elétrica, quanto o setor elétrico, contribuindo para sua sustentabilidade e eficiência operacional.
Aberto a uma variedade de entidades, incluindo empresas de energia elétrica e empresas de conservação de energia – ESCOS, o PEE possui um processo de seleção e avaliação de projetos que são escolhidos com base em sua eficácia e impacto na eficiência energética.







