Um total de 2.513 atletas encararam o frio de 11ºC e sensação térmica de 9ºC às 6h30 deste domingo (20), horário exato da largada da 8ª Maratona de Campinas na avenida José de Souza Campos (Norte-Sul). Com recorde de inscritos, o evento teve participação 15% maior em relação à edição anterior. A paraguaia Carmen Patrícia Martinez Aguileira, com o tempo de 2h59’44”, foi bicampeã e, na categoria masculina, o paulista Raphael Magalhães Moura venceu a prova pela primeira vez, com o tempo de 2h27’43”.
A organização do evento é da VTV/SBT com apoio da Prefeitura de Campinas.
O prefeito Dário Saadi esteve presente na premiação da corrida, que integrou as celebrações pelo aniversário de 251 anos de Campinas. “A Maratona simboliza nosso compromisso com a promoção da saúde, do bem-estar e do esporte para todos os cidadãos”, disse.
Os corredores se dividiram entre as distâncias de 42km, 21km, 14km e 7km. Os trajetos foram planejados para destacar pontos icônicos da cidade e oferecer infraestrutura adequada, com postos de hidratação, distribuição de frutas e suporte médico.
Os atletas que alcançaram o pódio dos 42km masculino e feminino receberam R$ 6 mil. Os cinco primeiros colocados nas demais distâncias levaram troféus, brindes dos patrocinadores e medalhas personalizadas da prova.
Pelo segundo ano consecutivo, a atleta paraguaia Carmen Patrícia Aguileira venceu no feminino. Ela é radicada há 12 anos em Campinas. “Senti um pouco mais de dificuldade por causa da temperatura, mas consegui manter a mesma estratégia que tinha planejado e projetado desde o início,” revelou a atleta.
Classificação Feminina – 42km
1º Carmen Patrícia Martinez Aguileira – 2h59’44”
2º Noeme Maria Pereira – 3h06’36”
3º Renata Schimidt Machado dos Santos – 3h15′:45”
4º Monike Folly Frossard Schuenck – 3h22’04”
5º Geir Francisca de Jesus – 3h37’04”
No masculino, o atleta paulista Raphael Magalhães Moura conquistou o primeiro lugar com uma performance surpreendente. Fora da lista de favoritos, ele se destacou com uma estratégia bem planejada, consistência, foco e ritmo constante, impressionando os espectadores e especialistas.
Participante do evento pela primeira vez, ele subiu ao pódio emocionado, carregando a filha Manuela, de 5 meses, nos braços.
“Cheguei em Campinas sabendo que não estava entre os nomes cotados para vencer, mas trouxe comigo uma estratégia bem clara: manter cada milha em 3 minutos e 30 segundos, conforme vinha treinando há meses. Felizmente, consegui segui-la à risca e fechei a prova em menos de duas horas e meia. Essa conquista é muito especial, não apenas pelo resultado, mas por mostrar que o foco, a disciplina e o planejamento podem superar qualquer estatística. Representar São Paulo com essa vitória, especialmente na minha estreia nessa maratona, é uma honra imensa”.
Classificação Masculina – 42km
1º Raphael Magalhães Moura – 2h27’43”
2º Eder Uillian Oliveira da Silva- 2h32’12”
3º Justin Mogire – 2h34’14”
4º Marco Antônio Rodrigues de Souza – 2h37’15”
5º Joscimar Lima Rodrigues – 2h38’50”
Inspiração
Dentre as histórias inspiradoras, Maria Luísa de Oliveira Bueno, 79 anos, foi destaque ao completar os 7km no seu próprio ritmo. Com mais de 15 anos de corrida e caminhada, participa ao lado da filha, do neto e do genro. “Faço academia três vezes por semana, caminho e acelero. Não corro veloz, mas o importante é estar em movimento”, ressaltou com entusiasmo.
Resultados das demais categorias
21 km: Feminino: Andrea Salek de Siqueira Porto – 01h39’49”; Masculino: Lucas Souza de Silva– 01h15’14’
14km – Feminino: Karoline Leite – 01h03’25”; Masculino: Abrão Pinto Rodrigues – 53’13”
7km: Feminino: Najara Cristina Louzada – 29’07”; Masculino: Weverton da Silva Santos – 25’17”











