Quatro dias após superar um time de Série A pela primeira vez em quase três anos, a Ponte Preta tentará derrotar mais um adversário da elite nacional, desta vez o Red Bull Bragantino. O duelo, válido pela 8ª rodada do Campeonato Paulista, acontece na noite desta quarta-feira (14), às 21h30, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista.
A partida será transmitida ao vivo pelo canal CazéTV, no YouTube, e pela plataforma Paulistão Play, no streaming. Para assistir, clique neste link: https://www.youtube.com/watch?v=EiVpTGnHIwQ
O duelo entre o Red Bull Bragantino e Ponte Preta coloca frente a frente o terceiro pior mandante e o terceiro melhor visitante do Paulistão. A equipe de Bragança ainda não venceu dentro de casa na competição – em quatro jogos, obteve apenas dois pontos. Já a Macaca venceu duas vezes em quatro partidas longe de Campinas.
Vice-líder do Grupo B e quarta colocada na classificação geral, com 12 pontos, a Ponte vem de uma expressiva vitória por 2 a 0 sobre o São Paulo, no último sábado (10), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas. O clube não derrotava um time da Série A do Campeonato Brasileiro desde que bateu o Santos por 3 a 0, no dia 16 de abril de 2021, no Majestoso.
Com uma vitória fora de casa sobre o Bragantino, a Ponte Preta assumirá a liderança provisória de sua chave, ultrapassando o Palmeiras, que soma 14 pontos, mas entra em campo nesta quinta (15) e ainda tem mais um jogo atrasado para cumprir.
Se vencer em Bragança, a Macaca pode dormir na segunda colocação da classificação geral, em caso de tropeço do São Paulo no clássico contra o Santos, em jogo mais cedo, às 19h30, no Morumbi. O Tricolor Paulista acumula 13 pontos e o Peixe, 16.

Do outro lado
Na ponta do Grupo C e na 7ª posição da tabela geral, com 11 pontos, o Bragantino precisa da vitória para não correr o risco de sair da zona de classificação, já que é perseguido de perto por Mirassol e Inter de Limeira, ambos com 10 pontos. O Corinthians, lanterna da chave, com seis, também tenta se aproximar.
Jejum contra o Bragantino
A Ponte Preta não sabe o que é vencer o Bragantino há seis jogos, mais precisamente desde o dia 24 de março de 2019, quando ganhou por 1 a 0, com gol do atacante Hugo Cabral, em Bragança Paulista, pelo jogo de ida das quartas de final do Troféu do Interior. Na partida da volta, a Macaca empatou e avançou.
Dois anos depois, em 2021, a Macaca voltou a eliminar o adversário dentro de seu estádio, mas desta vez em jogo único decidido nos pênaltis, após empate no tempo normal, pela antiga competição que só reunia equipes do interior paulista. Em ambas as ocasiões, a Macaca ficou com o vice-campeonato.
Jeh está de volta
Dona do segundo melhor ataque do Paulistão, com 12 gols, atrás apenas do Mirassol, que marcou 13 vezes, a Ponte Preta terá o retorno do centroavante Jeh, que cumpriu suspensão na rodada passada, para ajudar a equipe a balançar as redes pela quinta partida seguida, algo que não acontece desde a última Série A2. A Macaca vem de quatro jogos marcando pelo menos dois gols (2 a 0 na Portuguesa, 3 a 3 com o São Bernardo, 3 a 0 no Botafogo-SP e 2 a 0 no São Paulo).
Jeh também tenta reassumir a artilharia do Campeonato Paulista. Neste momento, ele é o vice-artilheiro do torneio estadual, com quatro gols, junto com o meia Raphael Veiga e o atacante Flaco López, do Palmeiras. O principal goleador da competição é o atacante Dellatorre, do Mirassol.
Além da natural volta de Jeh à equipe titular, entrando no lugar do atacante Dodô, desfalque por causa de um problema no joelho, o técnico João Brigatti deverá ser forçado a promover uma mudança no meio-campo: a entrada do volante Léo Naldi na vaga de Emerson Santos, também com dores no joelho.
Como pertence ao Bragantino e está emprestado à Ponte Preta, o atacante Gabriel Novaes está fora da partida.
Confira abaixo as prováveis escalações de Ponte Preta e Red Bull Bragantino para o duelo desta noite, pelo Paulistão:
Red Bull Bragantino: Cleiton; Nathan Mendes, Léo Ortiz, Douglas Mendes e Juninho Capixaba; Jadsom, Gustavinho e Lucas Evangelista; Helinho, Vitinho e Eduardo Sasha. Técnico: Pedro Caixinha.
Ponte Preta: Pedro Rocha; Luis Haquín, Castro e Nilson Júnior; Igor Inocêncio, Léo Naldi, Ramon Carvalho, Elvis e Gabriel Risso; Iago Dias e Jeh. Técnico: João Brigatti.