O elenco profissional da Ponte Preta entrou em greve por salários atrasados. A medida foi anunciada em nota divulgada pelo grupo de jogadores neste sábado (20), quando o jogo-treino contra o Rio Branco de Americana foi cancelado. De acordo com o texto, o atraso atinge até 7 meses em alguns casos e o retorno às atividades está condicionado à regularização dos pagamentos.
Remanescentes da temporada de 2025 e recém-contratados aderiram à paralisação. O grupo se ampara no parágrafo 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte. De acordo com o texto, é permitido “ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recusar-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses”.
O clube se manifestou por meio da assessoria de imprensa. Alega que esperava pagar parte das pendências na última sexta-feira (19), mas não teve o valor liberado. Afirma ainda que entre segunda (22) e terça-feira (23) se estabelece o novo prazo para quitação, mas ainda não da totalidade da dívida.
Funcionários do departamento de futebol, categorias de base, Estádio, CT do Jd. Eulina e Paineiras também convivem com salários atrasados.
Em crise financeira, a Ponte está impedida de registrar jogadores e corre o risco de iniciar a temporada de 2026 sem ter à disposição a totalidade do elenco.
Veja a íntegra da nota oficial do elenco da Ponte:
“Nós, atletas da AA Ponte Preta, remanescentes da temporada 2025 e os recém-contratados para a temporada 2026, em conjunto, comunicamos que:
Como é de conhecimento da imprensa e torcedores, a maioria dos atletas não recebeu as férias de 2025, 13º salário de 2025, além de diversos meses de salários e direito de imagem em atraso, que em alguns casos chegam a 7 meses sem o devido pagamento.
O § 5º do artigo 90 da Lei Geral do Esporte permite ao atleta profissional de futebol paralisar as atividades profissionais, inclusive recursa-se a competir, quando os salários estiverem em atraso por 2 (dois) ou mais meses:
Art 90 -…
- 5º É lícito ao atleta profissional recursa-se a competir por organização esportiva quando seus salários, no todo ou em parte, estiverem atrasados em 2 (dois) ou mais meses.
Assim, comunicamos a diretoria da AA Ponte Preta que, a partir de 22/12/2025, suspenderemos nossas atividades, até que as verbas em atraso sejam regularizadas.
Atenciosamente,
Elenco Profissional de Atletas da AA Ponte Preta”












