A Ponte Preta encerrou a primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2026 com mais uma vitória. Já classificada, a Macaca bateu o Real-RR por 2 a 1, de virada, nesta quinta-feira (8), em Patrocínio Paulista, pela última rodada do Grupo 14, e confirmou a liderança da chave, com nove pontos e aproveitamento máximo.
Com a vaga assegurada de forma antecipada, o técnico Nenê Santana optou por escalar a equipe reserva. A Ponte contou com gols de pênalti de José Veloso, aos 32 minutos do primeiro tempo, e de Vitinho, aos 32 da etapa final, para garantir o terceiro triunfo na competição. A utilização do time alternativo, no entanto, pode estar ligada à necessidade de preservar os principais destaques das categorias de base para a estreia no Campeonato Paulista, já que o clube ainda não conseguiu derrubar o transfer ban imposto à equipe.
O time de Roraima abriu o placar logo aos 12 minutos. Após um chutão da defesa pontepretana, Pepeu dominou e arriscou de fora da área, acertando um belo chute, sem chances para o goleiro José Luiz. A reação da Macaca veio aos 31, quando José Veloso foi derrubado dentro da área após disputa pelo alto. O próprio atacante cobrou o pênalti e marcou seu segundo gol na Copinha.
Ainda no segundo tempo, a Ponte teve nova oportunidade em cobrança de pênalti após jogada individual de Vitor Hugo, que foi derrubado dentro da área. Nicolas Araújo foi para a cobrança, mas o goleiro defendeu. A virada, porém, veio no terceiro pênalti marcado a favor da Macaca na partida. Vitinho bateu com categoria, de cavadinha, e decretou a vitória.
Com o resultado, a Ponte Preta fecha a fase de grupos na primeira colocação do Grupo 14, com nove pontos. Meia-Noite e Coritiba disputam a segunda vaga da chave, enquanto o Real-RR termina na última posição, com um ponto.
Agora, a Macaca aguarda a definição do Grupo 13, onde Francana e Cruzeiro se enfrentam nesta sexta-feira. O segundo colocado dessa chave será o adversário da Ponte na próxima fase, em confronto com data a ser confirmada pela Federação Paulista de Futebol (FPF).
Ponte teme não ter reforços na estreia do Paulistão
Apesar da boa campanha na Copinha, a utilização do time reserva reforça a necessidade de contar com jovens destaques no elenco profissional. A Ponte Preta ainda não conseguiu derrubar o transfer ban e corre o risco de não ter os reforços contratados à disposição para a estreia no Campeonato Paulista, neste domingo, diante do Corinthians, na Neo Química Arena.
De acordo com o regulamento do Campeonato Paulista, o prazo limite para o registro dos contratos dos atletas visando à primeira rodada é esta quarta-feira, dia 7 de janeiro. Já no dia 9 de janeiro, os clubes deverão inscrever a chamada Lista A, com até 35 jogadores aptos a disputar a competição.
Até o momento, apenas atletas remanescentes do elenco campeão da Série C e jogadores das categorias de base devem estar liberados para atuar. A diretoria segue trabalhando para regularizar a situação e viabilizar a inscrição dos reforços o quanto antes.







