Depois de quatro anos, Ponte Preta e América-MG voltam a se enfrentar em Campinas, onde a Macaca não derrota o Coelho desde 2000, portanto há quase 25 anos. O novo duelo acontece na noite desta terça-feira (24), às 21h30, no estádio Moisés Lucarelli, pela 28ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.
No último embate com mando da Ponte, ocorrido no dia 16 de setembro de 2020, as equipes empataram em 2 a 2 no Majestoso, com portões fechados devido à pandemia de Covid-19. Era o jogo de ida da fase de 16-avos de final da Copa do Brasil. Na partida de volta, na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Coelho venceu por 3 a 1 e se classificou.
À época comandada pelo técnico João Brigatti, a Ponte Preta contava com jogadores importantes como o goleiro Ivan, que chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira, os meias Camilo e João Paulo, além dos atacantes Bruno Rodrigues, atualmente no Palmeiras, e Moisés, hoje um dos principais destaques do Fortaleza.
Em uma temporada marcada pela chegada da pandemia de Covid-19, a Macaca chegou até as semifinais do Campeonato Paulista, mas não conseguiu alcançar as oitavas de final da Copa do Brasil, sendo eliminada justamente pelo América-MG, nem conquistar o tão sonhado acesso à Série A do Campeonato Brasileiro, terminando na 7ª colocação da Série B.

Já o América-MG, em 2020, era comandado pelo técnico Lisca Doido, que voltou a dirigir o clube mineiro há cerca de um mês. Quatro anos atrás, Lisca conduziu o Coelho às semifinais da Copa do Brasil e ao acesso à elite nacional, com direito ao vice-campeonato da Série B, objetivo que ele busca repetir em 2024, em seu retorno à equipe. O América está em 7º lugar na Série B, com 41 pontos, a quatro do G4.
Em 2020, Ponte Preta e América-MG se enfrentaram quatro vezes, com duas vitórias do Coelho (1 a 0 no Canindé, pela Série B, e 3 a 1 no Independência, pela Copa do Brasil) e dois empates (2 a 2 no Majestoso, pela Copa do Brasil e 1 a 1 no Independência, pela Série B).
No primeiro turno da atual edição da Série B, o América-MG venceu a Ponte Preta por 2 a 0, no Independência, em Belo Horizonte. Nos últimos 12 jogos entre as equipes, de 2010 pra cá, a Macaca venceu apenas um vez: por 2 a 1, em 2016, em BH, pela Série A do Campeonato Brasileiro. De resto, foram seis vitórias do América e cinco empates nesses últimos 15 anos do duelo.
A última vitória da Ponte sobre o América em Campinas aconteceu no dia 2 de agosto de 2000, quando a Macaca venceu por 3 a 1, no estádio Moisés Lucarelli, pelo Campeonato Brasileiro, à época chamada de Copa João Havelange. Depois disso, foram seis confrontos em território campineiro, com três vitória do Coelho e três empates.







