Neste Dia dos Pais, mesma data em que celebra o aniversário de 124 anos, a Ponte Preta tenta presentar a sua apaixonada torcida, especialmente os papais pontepretanos, com a tão aguardada primeira vitória fora de casa na atual edição da Série B, abrindo o returno da competição.
Longe de Campinas, a Macaca visita o Coritiba na tarde deste domingo (11), às 16h, no estádio Couto Pereira, em Curitiba. A partida, válida pela 20ª rodada da Série B, terá transmissão ao vivo da Band, na televisão aberta, e do Canal GOAT, no YouTube, através deste link .
Na 10ª colocação da Série B, com 26 pontos, a Ponte possui sete pontos de vantagem para a zona de rebaixamento (a Chapecoense abre a degola, com 19 pontos) e também está a sete pontos de distância do grupo de acesso (o América-MG é o primeiro time dentro do G4, com 33 pontos).
Fundada no dia 11 de agosto de 1900, como homenagem à chegada da ferrovia em Campinas, com a inauguração da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, em 1872, a Ponte Preta nasceu por iniciativa de um grupo de jovens estudantes do colégio Culto à Ciência, que praticavam futebol no mesmo bairro que dá nome ao clube.
Necessitando de um aproveitamento de 66% no segundo turno da Série B para chegar aos 64 pontos, pontuação historicamente suficiente para conquistar o acesso à elite nacional, a Ponte Preta tenta iniciar a segunda metade da competição com o pé direito. Para isso, precisará quebrar um tabu de 23 anos sem vencer o Coritiba no Couto Pereira, além de colocar fim a um jejum de quase seis meses sem vencer como visitante.
Em 10 jogos longe do Majestoso na atual edição da Série B, sendo seis deles sob o comando do técnico Nelsinho Baptista, a Ponte Preta não venceu nenhum: perdeu seis (quatro com Nelsinho) e empatou quatro (dois com Nelsinho). Ao todo, a Macaca não vence há 12 partidas como visitante.
A última vez que isso aconteceu foi há mais de cinco meses, no dia 25 de fevereiro, quando a equipe alvinegra conquistou histórica vitória por 1 a 0 sobre o Corinthians, na Neo Química Arena, em São Paulo, pela primeira fase do Campeonato Paulista.
Com uma campanha decepcionante, mesmo sendo um dos favoritos ao acesso, o Coritiba aparece na parte de baixo da tabela da Série B, amargando a 15ª colocação, com 23 pontos, quatro acima do Z4 e a 10 de distância do G4. Comandado pelo técnico Jorginho, vice-campeão da Copa Sul-Americana de 2013 pela Ponte Preta, o Coxa tem apenas uma vitória nos últimos oito jogos, com cinco derrotas e dois empates.
Para o duelo desta tarde em território paranaense, o técnico Nelsinho Baptista não possui nenhum desfalque por suspensão e ainda conta com retornos de dois titulares: o goleiro Pedro Rocha e o zagueiro Mateus Silva, que cumpriram suspensão na vitória por 1 a 0 sobre o Avaí, no último domingo (4), no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Coritiba:
Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Sérgio Raphael, Mateus Silva e Gabriel Risso; Emerson Santos (Emerson), Castro e Elvis; Everton Brito, Matheus Régis e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.