Início do ano é sempre aquela fase de colocar em prática expectativas de mudanças, novos projetos e a busca por uma recolocação no mercado de trabalho. Quando as entrevistas surgem, com elas chegam também as dúvidas, não só quanto ao que responder, mas também sobre como se vestir e se portar durante elas.
Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) indicam que 13 milhões de brasileiros encerraram 2021 desempregados. Por isso, quem planeja disputar uma vaga nas próximas semanas, além do preparo técnico, é muito importante investir na imagem pessoal, para sair na frente de outros candidatos.
A consultora de imagem Jana Romanini explica que a forma de se vestir diz muito sobre a personalidade de alguém e “fala” antes mesmo da pessoa se apresentar em uma entrevista.
“Os profissionais de RH são treinados para avaliar o candidato de várias formas. Claro que a experiência e o conhecimento são fundamentais, porém as empresas se preocupam também com a personalidade do novo funcionário, já que ele será inserido no ambiente corporativo”, alerta Jana.
Para causar um impacto positivo com a sua imagem assim que chegar na entrevista, a consultora orienta sobre alguns cuidados. “Prefira cores sóbrias e peças elegantes, exceto se o ramo de atuação for do criativo, como publicidade. As mulheres devem evitar a sensualidade com os decotes, transparências e saias muito justas ou curtas, e os homens devem estar com barba e cabelo em dia. Se certifique de que a roupa não está amassada e não exagere no perfume”, alerta.
Os acessórios ajudam e muito na composição da imagem profissional, como relógio, brincos, pulseiras e colares. “Relógios passam automaticamente uma imagem de pontualidade e comprometimento, por isso, se puder, use.
A consultora alerta que esse cuidado deve ser mantido mesmo depois de garantir a vaga, para a manutenção do emprego, já que o zelo com a imagem também significa cuidar da sua saúde mental e do seu bem-estar.
“Cuidar de si reflete de maneira positiva na produtividade e na relação com os colegas. Assim como a aparência, a roupa apropriada não é aquela que é mais cara ou de grifes famosas, não é o que você veste e sim como veste. É importante ter cuidado com as peças e priorizar o conforto durante o trabalho com bom gosto. Portanto, na hora de escolher o look de trabalho, dê prioridade para o seu bem-estar de maneira autêntica”, finaliza.
Cores de maquiagens e esmaltes também devem seguir a linha das roupas. Na maioria, aposte nos tons básicos e leves para não chamar a atenção na hora da entrevista, sempre levando em conta o segmento da empresa e a vaga pretendida.
Vale lembrar que estar bem arrumado não garante que a entrevista será um sucesso! É preciso estar preparado para as perguntas, conhecer sobre a empresa e se esforçar para que tudo dê certo. Boa sorte!
Daniela Nucci é jornalista – danielanucci@horacampinas.com.br

















