Gravado e produzido na região de Campinas, sob direção de cineasta local, estreia na noite desta sexta-feira (11) o videoclipe “Rastro de Nuvem”, do duo musical Lu Viana e Eddy Andrade, que faz parte do lançamento do álbum autoral “Raízes nas Nuvens”, realizado com apoio do ProAc (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo).
O clipe foi roteirizado e dirigido pela cineasta Helen Quintans, que também assina a direção de fotografia do material, mesma função que lhe trouxe diversos prêmios em curtas metragens como “Antônia” e “Eternidade”, ambos também realizados na região de Campinas.
O videoclipe “Rastro de Nuvem” será lançado oficialmente nesta sexta-feira (11), às 19h30, no YouTube, através do canal oficial da dupla musical Lu Vianna e Eddy Andrade.
“O clipe convida o espectador a uma reflexão sobre as diferenças entre o tempo psicológico e o tempo cronológico e sobre como, por meio da contemplação e conexão com o ser, é possível criar uma ruptura entre ambos, encontrando o seu lugar de paz em meio à velocidade da vida contemporânea e imediatista”, discorre Quintans.

O material foi gravado inteiramente na RMC, nas cidades de Paulínia e Campinas, em locais como o Edifício Mirante (antigo prédio do relógio do Itaú), o Borboletário da Mata Santa Genebra, o Pico das Cabras, em Joaquim Egídio, a Avenida Norte-Sul e o Parque Brasil 500, em Paulínia, com o objetivo de mostrar que é possível encontrar a beleza sem precisar sair da nossa região.
Lu Viana e Eddy Andrade
Com sua trajetória iniciada em 2015, o projeto da cantora e compositora Luciana Viana, em parceria com o instrumentista e arranjador Eddy Andrade, compreende um duo musical de intérpretes-criadores, que ao longo desses seis anos de trabalho vem consolidando uma extensa pesquisa de repertório abrangendo gêneros musicais de origem latino-americana.
O álbum “Raízes nas Nuvens”
Sob a direção do renomado pianista André Mehmari, o álbum “Raízes nas Nuvens” é composto por canções assinadas pela inspiração de Luciana Viana, em parceria com outros dois compositores: Daiane Correa e o próprio Eddy Andrade, que fica a cargo de todos os arranjos. Soma-se a elas a regravação de um clássico da música caipira: “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira.
Das canções autorais, o duo brinda os ouvintes com “Mercúrio” (toada), “Jussara” (toada), “Poeira-saudade-poeira” (baião), “Depois desse Rio”, “Coragem” (chamamé), “Margem” (maracatu), “A rotina dos pássaros” (xote), “Palavra saudade” (ijexá/baião), “Baixada de Rio” (samba) e “Ybyrá” (gênero musical indefinido).
Gravado em Campinas e São Paulo, o disco do duo tem a banda de base formada por Cecília Collaço (bateria), Gabriel Peregrino (percussão), Theo Fraga (contrabaixo) e Vitória Faria (sanfona), contando com as participações especiais de André Mehmari (piano), Teco Cardoso (sopros) e Carol Panesi (violonista).
“Esse encontro representa uma parceria muito produtiva, amigável e de grandes trocas, resultando em um álbum que traz canções modernas de muita originalidade e que fazem referência e reverência às origens, às raízes e às tradições”, pontua André. Não por acaso, “o destaque do projeto fica justamente no encontro de uma coletividade muito forte”.