13 de janeiro de 2026
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home Cidade e Região

Congresso de Paralisia Cerebral on-line discute desafios e avanços

Encontro “De todos e para todos” pretende contribuir para desmistificar a paralisia cerebral

Redação Por Redação
25 de abril de 2021
em Cidade e Região
Tempo de leitura: 4 mins
A A
Congresso de Paralisia Cerebral on-line discute desafios e avanços

Um dos palestrantes é Peter Rosembaum, professor de Pediatria da McMaster University. Foto: Divulgação

Existem cerca de 17 milhões de pessoas com paralisia cerebral ao redor do mundo, segundo dados o movimento internacional World Cerebral Palsy Day. Apesar de o Brasil ser ainda incipiente em pesquisas sobre esse cenário, estima-se que sete em cada mil crianças nascidas vivas tenham paralisia cerebral.

A Nossa Casa, primeira plataforma brasileira destinada a traduzir o conhecimento científico sobre a paralisia cerebral, reúne pela primeira vez, no universo virtual, mais de 70 palestrantes, incluindo especialistas, pessoas com Paralisia Cerebral e familiares, para o 1º Congresso On-line de Paralisia Cerebral – De Todos para Todos, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. As inscrições podem ser feitas no portal Nossa Casa (www.nossacasa.org.br) e haverá ainda a distribuição de mil ingressos para pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, que queiram participar do evento.

Os organizadores do evento Deborah Chalfun, Rafael Bonfim, Marisa Mancini, Marina Brandão, Beatriz Vieira e Marina Junqueira acreditam que a troca entre pessoas e seus diferentes pontos de vistas favorecem o real aprendizado e troca de conhecimentos. Os profissionais tendem a ficar mais humanizados quando compreendem outros pontos de vistas. Da mesma forma, familiares e pessoas com paralisia cerebral, além de contribuírem imensamente para discussões sobre suas próprias vivências, também podem se beneficiar por terem acesso a informações científicas confiáveis, que julguem fazer sentido para suas próprias escolhas.

O objetivo do evento é apresentar os avanços da área, trocar experiências e informações e falar desse tema desde a descoberta do diagnóstico até a vida adulta de quem tem paralisia cerebral.

Dentre os temas do congresso, abordados por especialistas, profissionais, pesquisadores e familiares, estão o diagnóstico humanizado, tanto na perspectiva das famílias quanto dos profissionais, a importância do brincar, mobilidade, atividades da vida diária, inclusão escolar, lazer, amizades, adolescência, sexualidade e preparação para o mundo do trabalho.

“Estamos reunindo um time de pessoas que vivem, convivem, estudam e criam estratégias para favorecer a participação da pessoa com paralisia cerebral. Muitas vezes, as famílias aprendem sozinhas a lidar com determinadas situações e acreditamos que essa união e troca de conhecimento de todos e para todos seja essencial para ampliar, desmistificar o assunto e fortalecer a comunidade”, destaca o jornalista Rafael Bonfim, portador de paralisia cerebral e cofundador do Instituto Nossa Casa.

Para a fisioterapeuta Marina Junqueira, também cofundadora da Nossa Casa, os profissionais precisam, a cada dia, ouvir as reais demandas das famílias e entender os seus diferentes pontos de vista e individualidades, indo ao encontro de um atendimento mais humanizado.

Vale destacar ainda, segundo Beatriz Vieira, integrante do time fundador a Nossa Casa, que o congresso tem como eixo central o olhar integral à vida da pessoa com paralisia cerebral, do nascimento e diagnóstico, até a fase adulta e foi estruturado por uma comissão de pessoas incluindo familiares, pesquisadores, profissionais e pessoas com paralisia cerebral.

 

Diagnóstico mais humanizado

Quando e de qual forma são feitos os diagnósticos dos bebês com paralisia cerebral? Os profissionais estão sendo preparados para o acolhimento das famílias? Quais feridas podem evitar ou minimizar?  A troca de informações dos mais diferentes especialistas servirá de suporte para a criação de estratégias que estimulem a superação de adversidades, consolidem a formação de uma rede de apoio para a família e resultem em uma dinâmica de vida social saudável e interativa. O Congresso reunirá 10 familiares e profissionais altamente capacitados para abordar essas questões.

 

Mobilidade motorizada

Mobilidade social é um dos temas que prometem render farta troca de informações durante o 1º Congresso On-line de Paralisia Cerebral – De Todos para Todos. O programa Go Baby Go traz uma maneira acessível para o ir e vir livre e independente do público infantil com deficiência, propondo a adaptação de carrinhos elétricos – desses mesmo encontrados em lojas de brinquedos.

Não há dúvida que a mobilidade contribui para a convivência social, resultando na melhora do cognitivo, na percepção e na parte social e motora. A Nossa Casa já realizou diversas ações para quebrar paradigmas e favorecer a mobilidade motorizada precocemente para as crianças brasileiras que possam se beneficiar.  Para discutir esse tema o congresso contará com especialistas como Ginny Paleg, Beatriz Vieira e Marina Junqueira.

 

Encontro reúne olhares de diferentes pontos de vista

Dentre os palestrantes está Peter Rosembaum, professor de Pediatria da McMaster University, fundador do grupo CanChild (Canadá), reconhecido mundialmente pela sua contribuição na disseminação de conhecimento na área de deficiências na infância, e autor de cerca de 350 artigos científicos sobre o tema.

O evento reunirá ainda famílias e pessoas com paralisia cerebral, como  Rafael Bonfim, jornalista e um dos co-fundadores da Nossa Casa. Ele tem paralisia cerebral e quer ser visto pelos seus pontos fortes, suas vontades, habilidades e não por sua deficiência. Larissa Mariano, também com paralisia cerebral, vai destacar a moda inclusiva. Haverá ainda depoimento sobre como as mães Laura Patron, Mariana Rosa e Debora Chalfun lidam e superam desafios e preconceitos de terem filhos com paralisia cerebral.

 

O que é a paralisia cerebral?

A paralisia cerebral (PC) acomete o cérebro imaturo ou em desenvolvimento (do feto, do recém-nascido ou na primeira infância). Dentre as possíveis ‘sequelas’ da PC destacam-se alterações do movimento, postura, equilíbrio, coordenação e tônus muscular.  Geralmente, as desordens motoras são acompanhadas por alterações na cognição, comunicação, comportamento, epilepsia e problemas musculares e ósseos.

 

Serviço:

O que: 1º Congresso de Paralisia Cerebral on-line

Quando:  30 de abril a 2 de maio

Horário:  30 de abril das 19h às 22h; 1 e 2 de maio das 9h às 17h

Investimento: R$ 157,00

Inscrição e programação:  Portal Nossa Casa (www.nossacasa.org.br)

Tags: cerebralcongressoNossa Casaon-lineParalisia
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Incêndio na madrugada fecha CS Santos Dumont; atendimento é transferido
Cidade e Região

Incêndio na madrugada fecha CS Santos Dumont; atendimento é transferido

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Operação da PF prende homem por falsificação de anilhas de aves em Sumaré
Cidade e Região

Operação da PF prende homem por falsificação de anilhas de aves em Sumaré

Por Redação
13 de janeiro de 2026

...

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

Chegada de frente fria ameniza calor e traz chuva para a região de Campinas

12 de janeiro de 2026
Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

Campinas aplica mais de 55 mil doses da vacina contra dengue desde 2024

12 de janeiro de 2026
Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

Prefeitura de Sumaré lança campanha ‘A Dengue Mora Onde Você Não Olha’

12 de janeiro de 2026
Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

Zona Azul na avenida Coronel Silva Telles começa nesta segunda-feira

12 de janeiro de 2026
Carregar Mais















  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    Morte de criança em piscina ocorre dez dias após aprovação da ‘Lei Manuela’

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Mulher é encontrada morta em residência de Campinas e polícia prende companheiro por oferecer drogas

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Policial baleado durante folga em Campinas morre após uma semana internado

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • A ascensão das publicações ‘predatórias’ – por Carmino de Souza

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Morador de Valinhos morre afogado em praia do Guarujá

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.