O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp rejeitou, por unanimidade, o recurso interposto pelo professor Rafael de Freitas Leão, demitido em abril desse anos após agredir estudantes e ameaçá-los com uma faca.
Os conselheiros mantiveram o despacho do reitor Antonio José de Almeida Meirelles, “que aplicou a penalidade de demissão a bem do serviço público”. A sessão ordinária do Consu aconteceu na terça-feira (26).
Com faixas de protesto e um abaixo-assinado contra a readmissão de Leão, membros do Diretório Central de Estudantes (DCE) se mobilizaram contra o recurso apresentado pelo ex-docente do Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC).
“Assim como previsto, em meio ao final do semestre, numa tentativa de passar por debaixo de nossos narizes, houve o recurso para sua readmissão. Em resposta a essa estratégia de tentar passar decisões tão absurdas que ferem todo corpo estudantil quando a universidade está se esvaziando não vai funcionar, pois a luta não tira férias e o Movimento Estudantil e Negro não recua!”, divulgou o Diretório nas redes sociais.
O CASO
A confusão aconteceu no dia 2 de abril de 2023. O estudante Gustavo Bispo, de 20 anos, afirmou que foi agredido pelo professor e ameaçado com uma faca ao solicitar a ele a liberação dos alunos da sala.
No dia, parte da Universidade estava mobilizada em protestos contra as medidas do governo do estado e o IMECC já havia sugerido aos professores a suspensão das aulas, o que não foi acatado por Leão.
Depois da confusão com Bispo, o também estudante João Gabriel Cruz também afirmou ter sido ameaçado pelo docente com spray de pimenta. É ele quem aparece atracado com o docente em vídeo que ainda circula nas redes sociais.
Já o professor alegou que foi ameaçado e agredido por um grupo quando ele chegava na sala para ministrar aula. Admite que sacou a faca, mas a guardou em seguida. E também justificou que usou o spray de pimenta para afastar a multidão, pois teve receio de ser linchado.
A defesa do professor divulgou, à época, que Leão carregava faca e spray de pimenta na Unicamp, pois já foi ameaçado por estudantes.







