A ordem de serviço para o início das obras do novo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) AD III Sul foi expedida pela Prefeitura de Campinas. A nova unidade, voltada para atender demandas de saúde mental que envolvem álcool e outras drogas, será construída na região Sul da cidade.
Com investimento de R$ 3,2 milhões, a obra conta com financiamento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, no valor de R$ 2,49 milhões,; o restante é contrapartida do município.
A gestão da obra ficará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura e será executada pela empresa Continental Construtora LTDA, com prazo de conclusão previsto para 20 meses.
Segundo o secretário de Infraestrutura, Carlos José Barreiro, a assinatura da ordem de serviço, emitida na última sexta-feira (17), marca o encerramento de um processo técnico e administrativo rigoroso, que inclui etapas como planejamento, elaboração do projeto, análise orçamentária, edital e licitação. “A ordem de serviço é essencial porque oficializa o início da obra, define prazos, responsabilidades e permite o acompanhamento da execução”, destacou.
A unidade será construída na Rua José Florence Teixeira, nº 752, no Jardim das Bandeiras e ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento na unidade será 24 horas, com uma equipe estimada em 60 profissionais de diferentes áreas.
A área de abrangência do Distrito Sul de Saúde, onde vai funcionar o serviço, está estimada em 185 mil pessoas.
De acordo com a diretora de Saúde, Mônica Macedo Nunes, a construção do Caps AD III Sul é um marco significativo para o fortalecimento da rede de saúde mental em Campinas.
“Com atendimento 24 horas e equipe multiprofissional, a unidade garantirá suporte contínuo e especializado para pessoas com transtornos relacionados ao uso de álcool e outras drogas. Nosso compromisso é oferecer acolhimento, dignidade e cuidado humanizado”, disse.
A unidade terá 728,66 m² de área construída, contemplando as seguintes instalações: salas de atividade, quartos coletivos, sanitários, vestiário para funcionários, lavanderia, almoxarifado, posto de enfermagem, quarto de repouso, cozinha, refeitório, dormitório de funcionários, sala de medicação, espaço de convivência, área externa de convivência, sala de reunião, salas administrativas, farmácia, salas de atendimento, recepção, arquivo e sanitário para pessoas com deficiência.
Atualmente Campinas conta com 14 Caps, sendo que 11 deles funcionam 24 horas: 1 Caps Infantojuvenil; 4 Caps Álcool e Drogas (AD); e 6 Caps Adulto. Os outros três Caps da cidade também atendem demandas do público infantojuvenil.











