A partir desta segunda-feira (1º) moradores da região central de Campinas, poderão contar com o atendimento veterinário gratuito oferecido pelo Consultório Veterinário Móvel. A estrutura está instalada no Bosque dos Jequitibás, localizado na rua Coronel Quirino, 02, bairro Bosque. O consultório ficará no local até o dia 9 de outubro.
O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h. O atendimento se estenderá também aos sábados, dias 13 e 27 de setembro, no mesmo horário. O atendimento aos sábados atende a solicitações de tutores que não conseguem levar seus pets durante os dias da semana.
Para o atendimento no local, o tutor do animal deve ser maior de 18 anos e é preciso levar documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas (de qualquer bairro). O atendimento acontece por ordem de chegada, com a distribuição de senhas.
A outra unidade do Consultório Veterinário Móvel segue em funcionamento na Vila Boa Vista. O horário de atendimento é das 8h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sábado.
O Consultório Móvel também está sendo utilizado para o atendimento clínico dos animais do DPBEA (Departamento de Proteção e Bem Estar Animal) que está passando por uma importante obra de zeladoria, reforma e manutenção de suas instalações.
De acordo com o secretário do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), Braz Adegas Júnior, levar o Consultório Móvel ao bairro é uma forma de reconhecer a importância da comunidade que abriga o Departamento de Proteção Animal.
“A primeira edição do Consultório Móvel, em julho de 2022, ocorreu no bairro Boa Vista. Agora voltamos ao bairro numa ação que, creio, atende ao conceito de Saúde Única, numa abordagem que reconhece a interligação entre a saúde humana, animal e ambiental”, afirma.
Os Consultórios Veterinários Móveis de Campinas funcionam em contêineres adaptados, equipados com três salas para atendimentos médicos veterinários e uma área administrativa. Cada equipe é composta por três médicos veterinários, um auxiliar de enfermagem e um recepcionista.
Segundo a diretora do DPBEA, Débora Ribeiro, o programa tem foco na prevenção de doenças em cães e gatos. Os animais atendidos são microchipados e recebem vacina, se houver indicação. Para o atendimento, é necessário que o responsável tenha mais de 18 anos e apresente documentos pessoais e comprovante de residência em Campinas.
A gestão do serviço é da Secretaria do Clima, Meio Ambiente e Sustentabilidade (Seclimas), por meio do DPBEA.
Mais informações sobre os horários e serviços podem ser obtidas no site Portal Animal de Campinas , onde também é possível conhecer animais disponíveis para adoção.











