PUBLICIDADE
21 de novembro de 2025
O SEU PORTAL DE NOTÍCIAS, ANÁLISE E SERVIÇOS
ANUNCIE
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Informação e análise com credibilidade
Sem Resultados
Ver todos os resultados
Home COP30

Campinas adere ao Plano de Ação em Saúde de Belém: ‘Segurança para gerações futuras’

Prefeito Dário Saadi acompanhou o lançamento da proposta pelo Ministério da Saúde e medida integra compromissos assumidos pelo Município na COP 30 para pactos de sustentabilidade

Redação Por Redação
17 de novembro de 2025
em COP30
Tempo de leitura: 5 mins
A A
Campinas adere ao Plano de Ação em Saúde de Belém: ‘Segurança para gerações futuras’

Desde janeiro de 2024 Campinas teve 160 dias em atenção por conta de temperaturas elevadas. Foto: Firmino Piton/Arquivo PMC

A Prefeitura de Campinas aderiu ao Plano de Ação em Saúde de Belém, compromisso internacional de adaptação climática dedicado exclusivamente à saúde e elaborado pelo Ministério da Saúde durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30). O prefeito Dário Saadi acompanhou o lançamento e a medida integra os compromissos assumidos pelo Município para participação em pactos de sustentabilidade.

“Estamos trabalhando para tornar a cidade cada vez mais sustentável e garantir a segurança para as gerações futuras”, explicou o prefeito. Ele participou da COP na condição de presidente da Comissão de Saúde da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) e apresentou programas do Município para adaptação às mudanças climáticas.

O Plano de Ação do ministério se divide em três linhas de ações principais: vigilância e monitoramento, políticas, estratégias e fortalecimento de capacidades baseados em evidências, além de inovação, produção e saúde digital.

“Campinas é uma referência nacional em tecnologia e inovação. A adesão ao plano reforça ações que já começamos e estamos tendo resultados expressivos que servem de modelo para outras cidades, como a Saúde Digital que já realizou mais de 1,8 milhão de atendimentos e orientações e a criação da Escola de Saúde Pública, que tem valorizado inovações no SUS e já implementou, por exemplo, um programa inédito de treinamento e qualificação em telessaúde para qualificar os futuros profissionais da área”, disse Dário.

Impactos

Na área da saúde, o aumento da frequência de eventos meteorológicos como ondas de calor e as variações significativas no volume de chuva podem alterar gradativamente o perfil de adoecimento da população, mudar indicadores sobre uma série de doenças e gerar impacto na saúde mental coletiva diante de emergências climáticas.

Desde janeiro de 2024 Campinas permaneceu por 160 dias em atenção por conta de temperaturas elevadas. A classificação ocorre a partir de 32ºC. Além disso, foram 17 dias em alerta, quando os termômetros marcaram 35ºC ou mais.

No mesmo período avaliado, a metrópole teve 143 dias em estado de atenção por baixa umidade relativa do ar, classificação para índice de 20% a 30%. Foram contabilizados ainda 31 dias em alerta, na faixa de 12% a 20%, e mais dois em emergência, quando foi inferior a 12%.

 

Mudanças contínuas e ações intersetoriais

Campinas conta há uma década com um comitê intersetorial para enfrentamento às arboviroses, grupo que inclui doenças como a dengue e a chikungunya, e as zoonoses, onde está inserida a febre maculosa. Ao longo deste período as estratégias de prevenção foram aprimoradas e as discussões são permanentes em busca de melhorias e avanços.

Estudos mostram que o aumento das temperaturas alteraram a expansão global do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Além disso, esta condição acelera o ciclo de vida do inseto e o torna mais ativo, portanto, elevando a taxa de reprodução e a possibilidade de aumento da transmissão da doença.

Mudanças como o aumento da temperatura, alteração nos padrões de chuva e desmatamento também podem explicar a expansão da febre amarela silvestre ao criar condições favoráveis para proliferação dos mosquitos vetores, segundo pesquisadores. Campinas voltou a registrar casos e óbitos de humanos pela doença neste ano, o que exigiu intensificação das ações de vacinação nos centros de saúde e em ações domiciliares. Antes disso, não houve registros entre 2018 e 2024. O último caso urbano foi em 1942.

Estas condições climáticas diferentes também repercutem em outras doenças, como a febre maculosa. Isso porque elas podem favorecer a proliferação e a expansão da área de circulação do carrapato-estrela eventualmente infectado com a bactéria Rickettsia rickettsii para novas regiões.

O município faz ações educativas sobre o tema de forma permanente para sensibilização das equipes de saúde e da população e, desde 2024, faz um trabalho de manejo para controle reprodutivo das capivaras que vivem nos parques públicos.

Já a alteração no regime de chuvas, por exemplo, pode provocar resultados como um período mais amplo de estiagem com diminuição da umidade relativa do ar e a possível piora da qualidade por conta de queimadas registradas no período. Na prática, esta combinação, se associada às ondas de calor, pode resultar em riscos como insolação, desidratação, queimaduras e exaustão térmica, além de sintomas respiratórios.

Investimentos

As mudanças climáticas também passaram a ser consideradas nas capacitações de profissionais e nos projetos para melhorias de infraestrutura dos serviços municipais.

Ao longo de 2024 foram instalados mais de 450 equipamentos de ar-condicionado em centros de saúde para garantir conforto térmico aos pacientes e profissionais, além de garantir a conformidade de diversos ambientes com requisitos de normas técnicas.

A preocupação com mecanismos para garantir a segurança das pessoas diante de problemas associados às emergências climáticas como alagamentos, por meio da colocação de sinalizações físicas e eventuais barreiras, além da ampla divulgação de alertas sobre a previsão do tempo, são instrumentos que contribuem para a saúde mental na medida em que o Município implementa ações concretas para prevenir catástrofes.

Campinas conta também com estações meteorológicas que garantem informações mais precisas para a população.

Além das quatro já existentes, outras 6 serão instaladas por meio de parceria entre a Administração e o Instituto Agronômico de Campinas (IAC). Outra novidade é o Radar Metropolitano que foi instalado na Unicamp e pode auxiliar na previsão de eventos climáticos extremos e, consequentemente, no plano de ações da Prefeitura

As ações integram a iniciativa de Construção de Cidades Resilientes da qual Campinas faz parte por meio das Nações Unidas. O Município foi reconhecido como o primeiro Centro de Resiliência a Desastres do Brasil e é por meio deste órgão que diversos projetos são instaurados.

“Neste ano estamos capacitando pelo menos 40 lideranças comunitárias para atuação em situações de emergência e desastres naturais. São pessoas que estão aptas a realizar o primeiro atendimento em comunidades afetadas até a chegada do socorro especializado. Tudo isso contribui para que a população se sinta mais segura”, ressaltou o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado. O treinamento é coordenado em parceria com o Orçamento Cidadão e tem apoio da Saúde.

Os investimentos de Campinas na revitalização de espaços públicos como praças e a implementação de microflorestas urbanas, neste momento com mais de 20 áreas prontas são exemplos de medidas que reafirmam o compromisso da metrópole com o meio ambiente e favorecem a saúde.

“Espaços assim permitem que as pessoas se interessem mais por atividades ao ar livre, incluindo práticas esportivas e coletivas, e contribuem para tratamentos de ansiedade, depressão e ajuda quem está em busca de bem-estar”, explicou a coordenadora da Atenção Secundária de Campinas, Sara Sgobin.

Tags: adesãoCampinasCOP30dário saadiplanosaúde
CompartilheCompartilheEnviar
Redação

Redação

O Hora Campinas reforça seu compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade. Nossa redação produz diariamente informação em que você pode confiar.

Notícias Relacionadas

Incêndio atinge parte do pavilhão da COP30 em Belém
COP30

Incêndio atinge parte do pavilhão da COP30 em Belém

Por Redação
20 de novembro de 2025

...

Campinas destaca liderança feminina em debate sobre clima e biodiversidade na COP 30
COP30

Campinas destaca liderança feminina em debate sobre clima e biodiversidade na COP 30

Por Redação
19 de novembro de 2025

...

COP30 já fechou compromissos e negociações continuam nesta terça-feira

COP30 já fechou compromissos e negociações continuam nesta terça-feira

18 de novembro de 2025
Na COP30, BNDES seleciona 100 startups para programa de aceleração

Na COP30, BNDES seleciona 100 startups para programa de aceleração

17 de novembro de 2025
Cientistas alertam que meta do Acordo de Paris ‘não é mais plausível’

Cientistas alertam que meta do Acordo de Paris ‘não é mais plausível’

16 de novembro de 2025
Clima põe em risco um em cada 12 hospitais no mundo

Clima põe em risco um em cada 12 hospitais no mundo

15 de novembro de 2025
Carregar Mais














  • Avatar photo
    Carmino de Souza
    Letra de Médico
  • Avatar photo
    Cecília Lima
    Comunicar para liderar
  • Avatar photo
    Daniela Nucci
    Moda, Beleza e Bem-Estar
  • Avatar photo
    Gustavo Gumiero
    Ah, sociedade!
  • Avatar photo
    José Pedro Martins
    Hora da Sustentabilidade
  • Avatar photo
    Karine Camuci
    Você Empregado
  • Avatar photo
    Kátia Camargo
    Caçadora de Boas Histórias
  • Avatar photo
    Luis Norberto Pascoal
    Os incomodados que mudem o mundo
  • Avatar photo
    Luis Felipe Valle
    Versões e subversões
  • Avatar photo
    Renato Savy
    Direito Imobiliário e Condominial
  • Avatar photo
    Retrato das Juventudes
    Sonhos e desafios de uma geração
  • Avatar photo
    Thiago Pontes
    Ponto de Vista

Mais lidas

  • Assalto à joalheria no Shopping Iguatemi Campinas acaba com sete presos

    Assalto à joalheria no Shopping Iguatemi Campinas acaba com sete presos

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Motociclista morre após colisão com caminhão de lixo na Avenida Orozimbo Maia

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Polícia recupera R$ 270 mil em joias e prende sete envolvidos em assalto no Iguatemi

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Maria Fumaça entra no clima natalino com passeios especiais

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
  • Suspeitos de assalto a joalheria são detidos em Americana; veja vídeo

    0 Compartilhamentos
    Compartilhe 0 Tweet 0
Hora Campinas

Somos uma startup de jornalismo digital pautada pela credibilidade e independência. Uma iniciativa inovadora para oferecer conteúdo plural, analítico e de qualidade.

Anuncie e apoie o Hora Campinas

VEJA COMO

Editor-chefe

Marcelo Pereira
marcelo@horacampinas.com.br

Editores de Conteúdo

Laine Turati
laine@horacampinas.com.br

Maria José Basso
jobasso@horacampinas.com.br

Silvio Marcos Begatti
silvio@horacampinas.com.br

Reportagem multimídia

Gustavo Abdel
abdel@horacampinas.com.br

Leandro Ferreira
fotografia@horacampinas.com.br

Caio Amaral
caio@horacampinas.com.br

Marketing

Pedro Basso
atendimento@horacampinas.com.br

Para falar conosco

Canal Direto

atendimento@horacampinas.com.br

Redação

redacao@horacampinas.com.br

Departamento Comercial

atendimento@horacampinas.com.br

Noticiário nacional e internacional fornecido por Agência SP, Agência Brasil, Agência Senado, Agência Câmara, Agência Einstein, Travel for Life BR, Fotos Públicas, Agência Lusa News e Agência ONU News.

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

Sem Resultados
Ver todos os resultados
  • ÚLTIMAS
  • CIDADE E REGIÃO
  • COLUNISTAS
  • ARTE E LAZER
  • OPINIÃO
  • ESPORTES
  • EDUCAÇÃO E CIDADANIA
  • SAÚDE E BEM-ESTAR
  • BRASIL E MUNDO
  • ECONOMIA E NEGÓCIOS
  • TURISMO
  • VEÍCULOS
  • PET
  • FALECIMENTOS
  • NOSSO TIME

Hora Campinas © 2021 - Todos os Direitos Reservados - Desenvolvido por Farnesi Digital - Marketing Digital Campinas.