O Corinthians é tetracampeão da Copa do Brasil. O título foi conquistado com uma vitória de 2 a 1 sobre o Vasco, neste domingo (21), no estádio do Maracanã, no segundo confronto da decisão. O primeiro jogo decisivo entre as equipes terminou com o empate por 0 a 0, na última quarta-feira (17), em Itaquera.
Esta é a quarta vez que o Corinthians conquista a Copa do Brasil. Anteriormente, garantiu o troféu nos anos de 1995, 2002 e 2009. Com a vitória deste domingo, a equipe do Parque São Jorge garante a presença na edição 2026 da Copa Libertadores.
O jogo
O confronto começou com o Vasco tentado se impor e o Corinthians na defesa, apostando nos contra-ataques. Aos 18′, os visitantes abriram o placar. O lateral Matheuzinho acertou lançamento longo para Yuri Alberto, que, com liberdade, dominou antes de bater na saída do goleiro Léo Jardim.
Sete minutos depois, o centroavante do Corinthians teve uma oportunidade cristalina para ampliar. O volante Martinez acertou voleio e a bola sobrou para Yuri Alberto, que finalizou por cima.
O Vasco empatou aos 40. O colombiano Andres Gomez avançou pela esquerda e cruzou na medida para o português Nuno Moreira, que finalizou de cabeça.
Após o intervalo, o técnico Fernando Diniz adiantou as linhas de seu time, criando dificuldades para a defesa adversária. Mas o Corinthians mostrou maturidade para furar a pressão adversária e puxar novo contra-ataque cirúrgico.
Aos 17 minutos, Breno Bidon se livrou da marcação de Barros com um drible desconcertante e enfiou a bola para Matheuzinho. O lateral tocou para Yuri Alberto, que teve muita liberdade para fazer o passe dentro da área, onde o holandês Memphis Depay finalizou sem dificuldades: 2 a 1.
Com a desvantagem no marcador, Fernando Diniz fez várias substituições, deixando o Vasco mais ofensivo. E na base da vontade, o time carioca conseguiu criar algum perigo, como na pancada que o atacante Rayan acertou aos 47 minutos em cobrança de falta e que parou em grande defesa do goleiro Hugo Souza.
Já o Corinthians mostrou competência para se fechar na defesa e segurar o placar que lhe garantiu o tetra da Copa do Brasil. (Agência Brasil)







