A Câmara Municipal de Campinas informou que a Comissão Processante (CP) se reúne nesta sexta-feira (19), às 10h, para emitir parecer sobre o pedido de investigação protocolado por Adriano Vieira Novo contra o vereador Otto Alejandro (PL). O colegiado vai decidir se a denúncia segue para apuração formal ou se será arquivada. A sessão aberta terá transmissão da TV Câmara.
O pedido de instauração da CP foi protocolado na Câmara na segunda quinzena de novembro por Vieira Novo, que alega possível quebra de decoro parlamentar por parte de Otto Alejandro. A denúncia tem como base um boletim de ocorrência registrado por uma mulher que acusa o vereador de agressão — fatos que também estão sendo apurados pela Polícia Civil.
Se a Comissão decidir pelo prosseguimento, a apuração continuará e a CP terá prazo para produzir um relatório final, que pode recomendar o arquivamento do caso ou medidas mais severas, inclusive a cassação do mandato.
Caso a CP recomende o arquivamento, a decisão precisará ser submetida ao plenário da Câmara em sessão — a ser marcada posteriormente — para confirmação. A abertura da investigação e os possíveis desdobramentos já repercutiram amplamente.
A composição do colegiado responsável pela apuração (presidente, relator e membros sorteados entre os vereadores), além do rito do processo foram definidos pela própria Câmara após a autorização jurídica para que a votação entrasse na pauta. Em sessão recente, a Casa chegou a adiar a votação por falta de quórum, mas posteriormente aprovou o seguimento do pedido.
Autor da iniciativa, Adriano Vieira Novo afirmou ter protocolado o pedido após o registro do boletim de ocorrência e com base em documentos e imagens que, segundo ele, demonstrariam condutas incompatíveis do parlamentar com o mandato. Otto Alejandro nega as acusações e tem afirmado ser alvo de perseguição política.
LEIA TAMBÉM:
Unânime: Câmara abre Comissão Processante para investigar Otto Alejandro
Aliados de Otto protocolam investigação que pode afastá-lo sem cassação











