Uma creche com capacidade para atender 320 crianças, com idade de 0 a 5 anos, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (25) no Conjunto Habitacional Parque da Floresta, região Noroeste de Campinas. A unidade, que integra o projeto Espaço do Amanhã, deve começar a funcionar neste segundo semestre.
A nova unidade leva o nome do historiador Fernando Antônio Abrahão. Paulistano, ele dirigiu e ajudou a desenvolver os arquivos históricos do Centro de Memória da Unicamp. Entre 2017 e 2022, presidiu o Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Campinas.
Esta é quinta escola do Espaço do Amanhã entregue à população, de um total de 16. As demais estão em fase de finalização das obras e devem ser inauguradas até o final deste ano.
Com um investimento de R$ 10 milhões, foram construídas oito salas de aulas, sendo que cinco delas destinadas aos alunos do período integral, copa, banheiros, refeitórios, salas administrativas, lavanderia, parque infantil, entre outros espaços. Ao todo são 1.695 metros quadrados de área construída.
Programa Espaço do Amanhã
O programa Espaço do Amanhã está construindo outras 11 creches em cinco regiões de Campinas. As áreas escolhidas para as construções das creches são bairros onde há maior procura de vagas. O investimento total nas 16 creches é de R$ 144 milhões, viabilizados com recursos próprios. Os projetos arquitetônicos e executivos foram feitos por meio de uma contrapartida com a construtora MRV.