O menino de 8 anos, de Valinhos, que se intoxicou após participar da brincadeira chamada “desafio do desodorante” morreu neste sábado (5). Ele estava internado na UTI pediátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp desde o início da semana. O sepultamento do garoto será em Mogi das Cruzes, cidade onde mora a maioria dos familiares.
Após passar mal por causa de uma brincadeira que é bastante difundida na internet, o garoto deu entrada na última terça-feira no Hospital Santa Casa de Valinhos, onde recebeu os primeiros socorros. Com sintomas de intoxicação, a criança foi encaminhada para o HC da Unicamp já em estado grave. Na UTI pediátrica, o quadro se agravou e o menino não resistiu.
Como é a “brincadeira”
No último dia 25 de agosto, uma criança de 10 anos morreu em Belo Horizonte após fazer o “desafio do desodorante”, lançado nas redes sociais. A brincadeira consiste em inalar gás de desodorante aerossol pelo maior tempo que a pessoa conseguir.
O desodorante aerossol é feito com substâncias químicas consideradas antissépticas, tais como álcool, alumínio, éter e gás isobutano. Segundo médicos pneumologistas, a prática pode levar à parada cardíaca por asfixia e, a longo prazo, à dependência e lesão direta dos pulmões, já que a composição é bastante irritativa às vias aéreas.











