No coração das atividades culturais promovidas pelo Grupo Primavera, ganha destaque uma novidade na rotina da organização: o envolvimento das crianças atendidas com o Boi Bumbá. Projeto coletivo que envolveu diversas áreas da instituição e do território do Jardim São Marcos, o “Boi Primavera” surgiu do desejo de criar um grande brinquedo coletivo como símbolo da diversidade, resistência, luta e união representadas pelo Grupo Primavera.
O objetivo era integrar oficinas, turmas, educadores, funcionários e a comunidade em um esforço comum que irá culminar com uma apresentação teatral aberta ao público nesta sexta-feira, dia 27 de junho, às 13h, na sede da instituição, à rua Luís Aristeo Nucci, 30, Jardim São Marcos, em Campinas.
Durante quase cinco meses participaram das atividades 27 crianças. O processo começou com contação de histórias, exibições de vídeos e imagens sobre os diferentes tipos de boi pelo Brasil. Em seguida, as crianças mergulharam nos ritmos tradicionais dessa manifestação cultural nas oficinas de música. Enquanto isso, o “Boi Primavera” foi idealizado e construído, pouco a pouco, com materiais como bambu, papelão, jornal, tecido e flores feitas manualmente pelos participantes.

O projeto contou com oficinas de bordado, pedraria, coral, teatro, artes e informática, além da colaboração dos funcionários da manutenção da instituição, que ajudaram no corte da madeira para as matracas.
“É emocionante ver o brilho nos olhos deles a cada novo aprendizado. Eles não apenas participam, mas abraçam a cultura com paixão”, destaca Ruth Maria de Oliveira, gestora executiva do Grupo Primavera.
Alimentadas pela vivência cultural, as crianças criaram e ensaiaram semanalmente a peça “O Boi Primavera”, que reúne música, coral, dança e alegria. Ao final do espetáculo, as próprias crianças tocarão ao vivo, junto com o oficineiro de música, em uma celebração do Boi.
“O compromisso das crianças com o Boi Bumbá mostra que a tradição cultural continua viva e forte através das novas gerações. Para elas, não é apenas uma dança, é um movimento que mistura aprendizado, diversão e orgulho de suas raízes”, completa.
Sobre o Grupo Primavera
Em 44 anos de existência, o Grupo Primavera atingiu a marca de mais de 12 mil atendidos por meio de seus programas de educação complementar, cultural e profissional. Oferece aos atendidos conteúdos pedagógicos inovadores e princípios relevantes como pontualidade, respeito, participação, colaboração, organização, disciplina, iniciativa e empreendedorismo.
A instituição, fundada em 1981, recebe crianças, adolescentes e jovens de 6 a 18 anos do entorno do Jardim São Marcos. O ingresso no Primavera segue critérios como perfil socioeconômico vulnerável e a necessidade de os atendidos estarem matriculados na rede pública de ensino.











