Com a promessa do governo de estado de envio ao município de uma nova remessa até o final da semana, a Secretaria de Saúde de Campinas iniciou na segunda-feira (15) a aplicação da 2ª dose de vacina contra a dengue em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. A quantidade ainda não foi divulgada.
A vacina da dengue estava em falta no estado. Em junho, a Secretaria Estadual de Saúde enviou ofício ao Ministério da Saúde solicitando novas doses. Até então, a última entrega de lotes do imunizante havia ocorrido em abril.
Campinas aplicou 15.394 doses desde o início da campanha, em 11 de abril, até a tarde desta segunda-feira, 15 de julho. Com isso, ainda há pelo menos 2,6 mil imunizantes disponíveis e distribuídos entre os 68 centros de saúde de Campinas.
“Decidimos iniciar a aplicação da segunda dose após o Estado se comprometer a entregar uma nova remessa até o fim desta semana. Com a quantidade de vacinas disponíveis e considerando-se a procura pela dose registrada nos últimos dias, avaliamos que é possível antecipar esta etapa”, destaca a coordenadora do Programa de Imunização, Chaúla Vizelli, ao explicar que a composição da primeira dose aplicada é a mesma da segunda.
O Ministério da Saúde informou que o governo federal adquiriu “todo o estoque disponível de vacinas da dengue do fabricante – 5,2 milhões de doses entregues entre fevereiro e novembro de 2024” e que novo repasse seria realizado em julho.
A primeira remessa de vacinas recebida pelo Município tinha 18.063 doses. A entrega foi feita à Saúde pelo governo do Estado, que recebeu do Ministério da Saúde.
Não é preciso realizar agendamento para receber a dose contra a dengue. Basta levar documento de identidade com foto e a carteira de vacinação (se tiver).
Esquema vacinal
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A operacionalização da campanha é uma decisão de cada município.
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CS. Detalhes sobre cada unidade básica, incluindo endereços e contatos, estão na página https://vacina.campinas.sp.gov.br.