ADMIR FERREIRA
Da @travelforlifebr e @sigaomapa.sorocaba
O espírito natalino já invadiu as montanhas de Cunha (SP), deixando a cidadezinha ainda mais bonita neste final de ano. O centro histórico está todo iluminado à noite e os bares, restaurantes e pousadas também entraram no clima de Natal feliz.
O turista vai se encantar com a decoração em frente à Igreja Matriz e com o acolhimento sempre caloroso de seu povo. Cunha é uma boa opção para quem procura celebrar as festas de fim ano com a família e amigos, curtindo a boa mesa e com muito lazer junto à natureza.
São muitos os atrativos e nada melhor do que um roteiro bem planejado para conhecer as belezas e curiosidades locais. A cidade é pequena, mas muita coisa interessante está na vasta área rural do município acessada a partir da estrada Cunha-Paraty.
Para listar as principais atrações de Cunha, considerada a capital da Cerâmica, os ateliês já são por si só pontos imperdíveis de visitação, como por exemplo, o Suenaga & Jardineiro, com seu grande forno do tipo Noborigama, que pode produzir cerca de duas mil peças a cada fornada, processo que ocorre apenas cinco vezes no ano. São muitos ateliês, principalmente no bairro Vila Rica.
Inclua ainda no seu roteiro uma visita ao Lavandário, um extenso campo de lavanda, a 1.200 metros de altitude, com uma vista de 180 graus de toda a região. O pôr do sol com os jardins floridos de lavanda é um espetáculo. E lá, não deixe de experimentar os sorvetes de limão-siciliano e de sabores exóticos como manjericão, alecrim, pimenta-rosa e, é claro, de lavanda, a estrela do lugar.

Cunha também está se destacando como produtora de azeites. No km 58 da estrada rumo a Paraty está O Olival, uma propriedade que tem oito hectares de oliveiras, bistrô e degustação de azeites. Já no km 54 está o Sempre Olivas, um entreposto de azeites brasileiros que oferece degustação sensorial de produtos, venda de cosméticos a base do óleo e que também está iniciando sua produção de azeite na cidade.
Gastronomia
Cunha também está se destacando como destino gastronômico. E não é só de culinária regional. Bistrôs e restaurantes de cozinha autoral, estilo slow food, atraem turistas que buscam experiências marcantes de viagem.
Um bom exemplo de cozinha da região, com produtos frescos e artesanais é o restaurante Carcará (km 58,5 da estrada Cunha-Paraty), do casal Marcelo e Aline. A panceta com mollho barbecue caseiro, acompanhado de purê de maçã, é uma delícia.
Para quem gosta de uma bela massa da cozinha italiana, o restaurante Il Pumo, no centro da cidade, é a pedida perfeita. O chef Vito, italiano de Puglia, comanda a casa com maestria. Não deixe de provar como entrada a burrata artesanal servida com presunto cru e tomates-cereja. Como prato principal, uma boa sugestão é tagliatelle com shitake e shimeji salteados na manteiga e toque de azeite trufado.

Outro restaurante interessante é o Veríssima, de ambiente descontraído, boa opção para um jantar. Um dos pratos mais pedidos é o Rebuliço, um medalhão de mignon grelhado, com molho de mostarda, acompanhado de risoto parmesão.
Cunha também é conhecida pelos pratos com trutas, peixe criado em regiões mais frias de montanha. No bistrô La Taverne, localizado no caminho da Pedra da Macela, experimente a Truta & Pasta.
São filés grelhados no ponto certo, acompanhados de talharim artesanal no azeite, um prato rico em sabor. O bistrô, que em janeiro completa 20 anos de tradição, tem à frente o casal Carlos e Ana. Um destaque da casa, além do menu baseado com trutas e massas, é a sua adega com mais de 50 rótulos de bons vinhos.

Natureza e compras
O contato com a natureza é mais um atrativo de Cunha e quem ama explorar ambientes de matas preservadas, cachoeiras, trilhas tem muitas opções. A principal delas é a Pedra da Macela (km 65), com quase 1.900 metros de altitude, na divisa com o território de Paraty (RJ), no Parque Nacional da Serra da Bocaina.
A subida a partir do estacionamento é a pé e exige um bom condicionamento físico num trecho de dois quilômetros, bastante inclinado, mas o visual lá de cima compensa o esforço.
De um lado, dá pra avistar Paraty e o mar, e do outro, a cidade de Cunha. Aproveite o passeio ali perto e visite a primeira cervejaria do município, a Wolkenburg, do mestre cervejeiro Thomas. Os produtos usam água de fonte própria e maltes selecionados.

Cunha tem ainda o Parque Estadual da Serra do Mar, a cachoeira do Pimenta, do Desterro e o Canto das Cachoeiras, uma área particular bem estruturada para receber visitantes, situada na estrada municipal do Paraibuna. É um ecoparque com várias quedas-d’água, bistrô e muito espaço para relaxar. O ingresso custa R$ 15, crianças até 12 anos e idosos a partir de 60 anos pagam meia entrada.
Entre um lugar e outro, uma parada para um bom café é essencial. No km 57 da rodovia Cunha-Paraty está o Moara Café, um espaço muito gosto, aberto com mesinhas para uma pausa nas andanças. Além do café expresso e o passado no coador de pano, capuccino tem sempre um bolo de pinhão, pão de queijo e croissant. Lá o cliente ainda encontra um empório diversificado de produtos e uma loja bem charmosa de moda e acessórios.
Na mesma rodovia, no km 56, outro ponto de parada é a Fazenda Aracatu, com um empório de queijos, especialmente feitos com leite de vacas Jersey, além de doces de leite, mel e pães artesanais.

O roteiro ainda tem que ter uma passada na Casa do Artesão, na rua José Arantes Filho, 27, na Vila Rica, onde o turista pode comprar artesanatos de artistas locais e lembrancinhas da cidade. Funciona todos os dias das 9h às 17h.
Hospedagem
São tantas atrações em Cunha que o turista, com certeza, vai precisar de hospedagem para explorar a cidade. Uma opção estratégica entre o centro e a zona rural é a Pousada Candeias, instalada em meio a um bosque de pinus e araucárias.
São dez chalés de quarto, sala e banheiro, todos com lareira, frigobar, cama queen size e varanda. A pousada tem piscina com aquecimento solar, trilha com cachoeira, muito verde e ar puro. O café da manhã é com produtos caseiros e à noite sempre tem sopas e caldos. O casal Toninho e Kika oferece um atendimento personalizado e eles dão dicas preciosas para os hóspedes curtirem cada passeio em Cunha.
SERVIÇO | POUSADA CANDEIAS
Endereço: Estrada Cunha-Paraty, km 58,5
Telefones: (12) 3111-2775 e (12) 9603-5892
E-mail: contato@pousadacandeias.com.br
Site: www.pousadacandeias.com.br
Instagram: @pousadacandeiascunha











