Estão abertas as inscrições para o curso gratuito “Patrimônio Cultural de Matriz Africana”, uma formação presencial que propõe um percurso de 9 horas, divididas em três encontros – dias 5, 12 e 19 de novembro -, na Casa de Cultura Fazenda Roseira, Comunidade Jongo Dito Ribeiro, em Campinas.
Ministrado pela Yalorixá, Mestra Jongueira e Doutora em Urbanismo pela PUC-Campinas, Alessandra Ribeiro, o curso é gratuito, aberto ao público e oferece certificado de participação. As inscrições gratuitas podem ser feitas pelo formulário no link: https://linktr.ee/culturavivacampinas
A formação tem como objetivo ampliar a compreensão sobre o patrimônio cultural de matriz africana, reconhecendo suas manifestações, histórias, expressões e contribuições fundamentais para a identidade cultural brasileira. Com foco no território campineiro e nas políticas públicas nacionais de patrimônio, o curso propõe uma conexão entre memória, ancestralidade e território, abordando os fundamentos que sustentam as expressões afro-brasileiras.
Durante os encontros, serão discutidos temas sobre o patrimônio cultural de matriz africana e suas manifestações por meio de conhecimentos, práticas, celebrações e tradições; as expressões culturais afro-brasileiras no Brasil e em Campinas, as políticas públicas e ações de preservação e valorização dessas tradições nos territórios.
A atividade é voltada a todas as pessoas interessadas na valorização das culturas afro-brasileiras e no reconhecimento dos conhecimentos que compõem o patrimônio cultural de matriz africana. São especialmente convidadas a participar agentes e gestores culturais, educadores, artistas, pesquisadores, estudantes, integrantes de Pontos de Cultura, coletivos e comunidades tradicionais.
A Comunidade Jongo Dito Ribeiro é reconhecida como Ponto de Cultura e Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, sendo um território vivo de memória, juventude, resistência e afirmação das identidades negras.
A realização é do Pontão de Cultura NINA, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campinas e Ministério da Cultura, com fomento da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e Política Nacional Cultura Viva e parceria Pontão de Cultura Areté, Sala dos Toninhos e Ponto de Cultura Comunidade Jongo Dito Ribeiro.
A ação é financiada pelo Termo de Compromisso Cultural PMC 2024.00104749-38, Edital nº 005/2024, firmado com a Prefeitura Municipal de Campinas, em parceria com o Pontão de Cultura Areté por meio do TCC nº 951145, estabelecido com o Ministério da Cultura no Edital de Seleção Pública nº 09/2023 – Cultura Viva: Fomento a Pontões de Cultura e Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil.
SERVIÇO:
Curso Gratuito “Patrimônio Cultural de Matriz Africana”
Casa de Cultura Fazenda Roseira – Comunidade Jongo Dito Ribeiro
Rua Domingos Biancardi, 110 – Jardim Roseira, Campinas
Dias: 5, 12 e 19 de novembro (quartas-feiras)
Horário: das 18h30 às 21h
Carga horária: 9 horas
Modalidade: Presencial
Inscrições gratuitas com certificado: https://linktr.ee/culturavivacampinas











