O prefeito de Campinas, Dário Saadi, embarca neste sábado (24) para a Estônia, onde participará da E-Governance Conference — o maior evento internacional sobre governo digital e cidades inteligentes. A missão internacional tem como objetivo fortalecer o ecossistema de inovação pública de Campinas e estabelecer conexões com um dos países mais avançados em digitalização de serviços públicos. A viagem ocorre sem custos para a Prefeitura.
Dário transmitiu o cargo nesta sexta-feira (23) para seu vice, Wanderley de Almeida, que será o prefeito em exercício neste período. A viagem de Dário Saadi está prevista até o dia 30 de maio.
O prefeito foi convidado pelos organizadores, por meio do Estônia Hub, que organiza delegações presenciais ao país e presta consultoria de governo digital. O Estônia Hub nasceu em Campinas e tem uma relação histórica desde 2019 com a metrópole.
A comitiva brasileira reúne cerca de 70 lideranças, entre elas os vice-governadores do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, e de Goiás, Daniel Vilela; secretários estaduais e outros prefeitos. Também participam representantes do Judiciário e do Ministério Público. Mais de 100 países estarão representados.
A Estônia, reconhecida pela ONU como a nação mais digital do mundo, oferece 100% de seus serviços públicos de forma on-line. A capital, Talin, lidera o ranking global de cidades inteligentes.
Durante a visita, o prefeito conhecerá o distrito de inovação Ülemiste, um pólo que abriga mais de 500 empresas de tecnologia, startups, universidades e órgãos públicos — modelo que serve de laboratório vivo para soluções urbanas inteligentes.
De acordo com os organizadores, o convite foi motivado pela relevância nacional e internacional de Campinas e pela consolidação da cidade como referência em transformação digital no setor público. Dário Saadi participará de palestras, reuniões técnicas e visitas a instituições que lideram práticas inovadoras em governo digital, educação, saúde e cidades inteligentes.
No encerramento da missão, o prefeito visitará também a Finlândia, país vizinho e referência mundial em bem-estar social e qualidade de vida. Lá, conhecerá o modelo de gestão digital das políticas públicas adotadas pelo governo finlandês — país que, por oito anos consecutivos, lidera o ranking da ONU como o mais feliz do mundo.







