Axixá, São Bernardo do Campo, Duque de Caxias, Taguatinga, Juiz de Fora e Portugal. Marlon Roberto dos Santos Bibiano, ou apenas Marlon Maranhão, tem apenas 21 anos, mas já rodou bem atrás da bola. Sua estadia agora é em Campinas, onde nesta sexta-feira (2) falou sobre seu novo, e maior, desafio na ainda curta carreira: ajudar o Guarani a permanecer na Série B do Brasileiro. No Brinco de Ouro, o atacante reencontra o seu xará, Marlon Douglas, com quem atuou no Gil Vicente. O empréstimo junto ao clube português se estende até o final do ano.
“Contra o Ceará, pode ser que seja a minha estreia”, disse, numa referência ao duelo do Guarani de terça-feira, em Fortaleza. “Estou esperando por esse momento”, completou o jovem, que foi apresentado ontem, mas já ficou no banco de reservas na vitória bugrina sobre o Brusque por 1 a 0, no Brinco, domingo passado (28). Ele é o sexto reforço do Guarani na atual janela de transferências.

Natural de Axixá, cidade do Maranhão, que fica a cerca de 100km da capital São Luís, Marlon Maranhão disse que fez sua base no futebol de São Paulo. “Comecei no São Bernardo, em 2000 fui para o Duque de Caxias e depois parei”, relembra.
“No ano passado, retornei já como profissional e fiz sete gols em nove jogos pelo Taguatinga (DF). Depois passei pelo Tupynambás (MG) e de lá segui para o Gil Vicente.” O atacante diz que sua característica dentro de campo é a atuação pelas extremas, tanto na direita quanto na esquerda.
Marlon Maranhão comenta que a principal dificuldade em Portugal foi a adaptação à forma de jogo. “Lá o futebol é mais tático”, define. “Mas com o decorrer dos treinos e jogos fui assimilando.” Já o reencontro com o xará no Brinco vai servir para se sentir um pouco em casa nesse período de adaptação ao novo clube. “É o único do elenco que eu conheço.”

O lateral direito Pacheco, os zagueiros Renê Santos e Matheus Salustiano, o volante Gabriel Bispo e o atacante Daniel dos Anjos são os outros reforços já adquiridos na janela, que se estende até o dia 2 de setembro. O departamento de futebol segue no mercado.
O setor de criação e a lateral esquerda são as posições mais carentes e as prioridades.
Depois de chegar ao clube na última segunda-feira (29), Allan Aal, o quinto técnico do Guarani na temporada, prepara a equipe para o duelo em Fortaleza. A semana livre de jogos possibilita a criação de um maior vínculo com o elenco antes de sua estreia. A escalação deve ser a mesma que ganhou do Brusque e encerrou um jejum de 13 jogos sem vitória.











