Voltando a jogar dentro de casa após quase 20 dias, a Ponte Preta tenta retomar o caminho das vitórias após dois empates consecutivos longe de seus domínios. A Macaca enfrenta o Mirassol na noite desta sexta-feira (12), às 19h, no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas, pela abertura da 15ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partida terá transmissão ao vivo do canal SporTV.
Com apenas uma vitória nos últimos quatro jogos, a Macaca ocupa a 13ª colocação da Série B, com 17 pontos, a sete do grupo de acesso – distância que pode para subir para oito, pois o quarto colocado Sport Recife tem um jogo a menos – e a quatro da degola – diferença que pode cair para apenas um, já que o CRB, 17ª colocado, possui dois jogos a menos.
Desde a chegada do treinador Nelsinho Baptista, na virada de maio para junho, a Ponte Preta disputou sete partidas e conquistou três vitórias (sobre CRB, Novorizontino e Ceará), todas dentro de casa. Os quatro tropeços (dois empates e duas derrotas) foram como visitante.
Adversário pontepretano desta noite, o Mirassol aparece na 6ª colocação da Série B, com 22 pontos, e pode entrar no G4 e até assumir a vice-liderança de forma provisória, em caso de vitória sobre a Ponte no Majestoso. Na rodada passada, a equipe comandada pelo técnico Mozart Santos derrotou o CRB por 1 a 0, e quebrou um jejum de quatro jogos sem vitória, com dois empates e duas derrotas.
A Ponte Preta não vence o Mirassol há cinco jogos, com dois empates e três vitórias do adversário. O último triunfo pontepretano foi em 2020, logo após o retorno do futebol brasileiro da paralisação de quatro meses do futebol brasileiro em função da pandemia de Covid-19. Na ocasião, a Macaca venceu por 1 a 0, em duelo disputado em campo neutro, com portões fechados, no estádio Primeiro de Maio, em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, pela última rodada do Campeonato Paulista. O resultado valeu a classificação da Macaca às quartas de final do torneio estadual.
Os últimos dois encontros entre as equipes foram no Majestoso e terminaram com tropeços da Ponte: empate em 1 a 1, pela primeira fase do último Campeonato Paulista, e derrota por 3 a 0, pela última edição da Série B.
Como vem a Ponte?
Para o duelo desta noite em território campineiro, o técnico Nelsinho Baptista não poderá contar com o meia Dodô, vice-artilheiro da Ponte Preta na temporada, com cinco gols, sendo três deles na Série B. Ele cumprirá suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo recebido no empate sem gols com o Brusque, na última sexta-feira (5), em Itajaí, em Santa Catarina.
Por outro lado, o comandante da Macaca conta com os retornos do goleiro Pedro Rocha, que desfalcou a equipe na rodada passada por suspensão, e do lateral Igor Inocêncio, que também foi baixa no último jogo por força de regulamento.
O zagueiro boliviano Luis Haquín, que ficou fora durante um mês devido à disputa da Copa América, também volta a ficar à disposição. Ele já havia se reapresentado na semana passada, mas acabou não sendo relacionado para a partida contra o Brusque.
Confira abaixo a provável escalação da Ponte Preta para o duelo contra o Mirassol:
Pedro Rocha; Igor Inocêncio, Mateus Silva, Sérgio Raphael e Gabriel Risso; Emerson Santos, Castro e Elvis; Iago Dias, Matheus Régis e Jeh. Técnico: Nelsinho Baptista.