A Prefeitura de Campinas informou que, com apoio do Corpo de Bombeiros, monitora a área da Serra das Cabras, no distrito de Joaquim Egídio, de modo a evitar que focos de queimadas nos limites com Itatiba e Morungaba atinjam matas campineiras neste domingo (15). A Defesa Civil informou que no início desta tarde não se constata focos de incêndios ativos na Serra das Cabras no território de Campinas.
O incêndio na área da Serra das Cabras teve início na segunda-feira (9) e a Defesa Civil estima que, em Campinas, 120 hectares tenham sido atingidos pelas queimadas, o que corresponde a 120 campos de futebol.
O Observatório Municipal de Campinas Jean Nicolini, localizado na Estrada do Capricórnio – Serra das Cabras, em Joaquim Egídio, apesar de próximo à área atingida pelo fogo, não foi atingido.
Em apoio ao Corpo de Bombeiros, equipes municipais da Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos, Sanasa e subprefeituras de Joaquim Egídio e Sousas atuam na disponibilização de máquinas e caminhões de água. Agentes da Defesa Civil cuidam da disseminação de mensagens e alertas na região da APA (Área de Proteção Ambiental).
Na tarde e início da noite deste sábado (14) foram utilizados quatro caminhões de água da Sanasa e máquinas de esteira da Secretaria de Serviços Públicos empregadas na abertura de aceiros, alternativa que consiste no desbaste de vegetação para impedir a propagação do fogo.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, o trabalho de combate aos focos de incêndio tem sido realizado de maneira integrada entre diversos órgãos, sob a coordenação do Corpo de Bombeiros. “As equipes da Prefeitura seguem mobilizadas, prontas para agir no caso de ocorrer algum desdobramento”, disse.
Furtado destacou que a maior preocupação no momento tem sido com Itatiba e Morungaba.
“Temos uma apreensão com os focos de incêndio que ainda persistem nos municípios vizinhos, com risco de propagar na área de Campinas”, afirmou.







