A Defesa Civil colocou a região de Campinas em estado de alerta para chuvas e ventos intensos entre sexta-feira (18) e domingo (20). A atenção especial é para cidades do interior. Estão previstas tempestades para todo o estado, mais os maiores volumes pluviométricos são esperados para as regiões da Serra da Mantiqueira, Campinas, Sorocaba, Araçatuba, São José do Rio Preto, Bauru, Araraquara, Franca, Barretos e Ribeirão Preto. De acordo com a Defesa Civil, os índices previstos são de 200 milímetros para essas áreas.
Os grandes volumes de água vêm acompanhados de rajadas de vento que podem chegar a mais 60 km/h e granizo. A condição meteorológica traz riscos de deslizamentos, desabamentos, alagamentos, inundações e ocorrências relacionadas a descargas elétricas, vento forte e granizo.
De acordo com o Cepagri da Unicamp, na sexta-feira, as condições de instabilidade ganham reforço, aumentando as chances de chuva na região, bem como seus volumes e impactos associados – o que deverá se prolongar pelo final de semana.
A sexta-feira amanhecerá sob predomínio de sol, mas ao longo do dia a presença de nuvens aumenta. Temporais são esperados a partir da tarde, com principal risco associado às descargas elétricas e ao volume e intensidade das chuvas. As temperaturas ficam entre 20 e 34°C. O final de semana também deverá ter chuvas recorrentes, com picos de intensidade.
“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evite áreas abertas, encostas, tome cuidado com quedas de árvores e busque abrigo e local seguro”, afirma o Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.
Desta vez, os temporais não devem ser tão intensos na Região Metropolitana de São Paulo, onde são esperados 95 mm de chuva. No Litoral Norte, a previsão é de 150mm, enquanto na Baixada Santista e Vale do Paraíba, 100 mm.
Já se cadastrou para receber SMS sobre riscos de desastre?
A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto (SMS) ou Whatsapp, em seu celular.
Para receber alertas da Defesa Civil, envie um SMS com o CEP da região para o número 40199 ou cadastre-se no WhatsApp, iniciando uma interação com o número (61) 2034-4611.











