A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu alerta para chuvas fortes durante o período natalino, prevista especialmente para as regiões de Campinas, do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e Bauru. As maiores precipitações devem ocorrer entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27).
O Cepagri da Unicamp confirma que a partir da quarta-feira, a tendência é que as instabilidades voltem a atuar com força na região, devido à aproximação de uma frente fria que, a partir da quinta-feira, deverá estabelecer um canal de umidade sobre o estado.
Para o dia de Natal, a previsão é de nebulosidade variável, com pancadas de chuva e temporais a partir do meio da tarde, que podem resultar em chuvas localmente intensas e volumosas, grande incidência de raios e possibilidade de rajadas de vento. As temperaturas ficam entre 18 e 29°C.
Indicativos para o período entre quinta-feira e sábado sugerem o predomínio de céu nublado com chuvas a qualquer momento, com picos de intensidade e possibilidade de acumulados elevados. As temperaturas ficam mais amenas e com baixa amplitude térmica, com mínimas em torno de 20°C e máximas em torno 24°C.
Os modelos meteorológicos indicam condições para acumulados expressivos de chuva e, com o solo já encharcado, a Defesa Civil recomenda atenção redobrada em áreas mais vulneráveis, pois há risco de transtornos.
O Gabinete de Crise, informa o governo estadual, estará mobilizado ao longo da semana do Natal, para garantir a pronta resposta à população em caso de emergência causada pelas chuvas previstas neste feriado, em todo estado.
Cuidados redobrados durante temporais
Os temporais costumam ter curta duração, no entanto, possuem grande intensidade de chuva e são acompanhados de rajadas de vento e queda de raio. Exatamente por esta condição é que apresentam risco de transtorno, principalmente em centros urbanos, com formação de áreas alagadas e enxurradas. No Litoral é fundamental que os banhistas saiam da praia durante a formação de mau tempo. Os raios podem cair antes do início da chuva.
Durante estes temporais, a Defesa Civil orienta à população a se proteger em locais seguros e evitar transitar por áreas sujeitas a alagamentos. Procure abrigo em uma edificação e opte por não transitar nesses momentos. Uma lâmina com 30 cm de água pode arrastar um carro.
Quem mora em áreas de risco precisa ficar atento às encostas, já que volumes grandes de chuva aumentam a chance de ocorrências de escorregamento de terra. Sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes ou árvores inclinadas e água lamacenta descendo do morro são sinais de um possível deslizamento. Com qualquer uma destas situações a pessoa deve deixar o local e acionar a Defesa Civil.











