Da noite de quinta-feira (5) até o início da manhã da sexta-feira (6), a Defesa Civil foi acionada pelo Corpo de Bombeiros bom para dar apoio em quatro ocorrências de incêndio em mata. Duas na região Norte da cidade, respectivamente, no Village Campinas e no Bosque das Palmeiras. A outra notificação foi para o Jardim Ipaussurama, região Noroeste. Pela manhã a solicitação foi para o incêndio no loteamento Alphaville Campinas.
Pela manhã, por solicitação da Defesa Civil Estadual, duas equipes foram deslocadas para o município de Valinhos para atuar junto à corporação no incêndio da Serra dos Cocais.
As condições meteorológicas com ventos mais intensos favorecem a propagação e intensificação dos incêndios sendo necessário redobrar a atenção em áreas de vegetação seca.
O coordenador regional e diretor da Defesa de Campinas, Sidnei Furtado, lembra que devido à falta de chuva, altas temperaturas e baixa umidade do ar o período é crítico.
“Desde ontem nossas equipes estão apoiando o trabalho do Corpo de Bombeiros. A corporação nos aciona sempre que precisa de viaturas com tanque de água, máquinas para abrir aceiro, reabastecimento de água para os caminhões e outras situações específicas quando, por exemplo, é preciso fazer a retirada de famílias atingidas”, explica Furtado.
Nas últimas ocorrências, a Defesa Civil disponibilizou equipamentos para ajudar no combate o fogo. “Nós temos viaturas com tanque de 400 litros de água e nossas equipes apoiam os bombeiros com esse equipamento. Também fazemos a solicitação para reabastecimento de água junto à Sanasa”, informa o coordenador.
Baixa umidade e riscos
De acordo com a previsão meteorológica divulgada pelo Cepagri, sob condição de baixa umidade, temperaturas em elevação e sem previsão de chuvas, o risco de queimadas para os próximos dias deverá aumentar progressivamente. Dessa forma, é imprescindível impedir o início dos focos, evitando práticas como a queima de lixo e limpeza de terrenos e em áreas rurais com fogo, descarte inadequado de bitucas de cigarro, lançamento de balões e o acendimento de fogueiras.
Em Campinas, durante esse período mais crítico, será mantido o reforço das equipes dos plantões da Operação Estiagem e as máquinas (tratores e retroescavadeira) nas áreas de preservação ambiental para facilitar o acesso e apoio ao Corpo de Bombeiros. Também haverá continuidade da campanha “Pratique a Prevenção” nas redes sociais. É importante ficar atento às postagens oficiais no Instagram da Prefeitura: @prefcampinas e replicar as informações oficiais.







