Os alagamentos registrados na tarde desta segunda-feira (2) em Campinas serviram de prévia do que pode vir nos próximos dias. A Defesa Civil colocou o estado em alerta de perigo para tempestades e ventos que podem chegar a 100km/h. O motivo é a chegada de uma frente fria causada por um ciclone extratropical. As chuvas intensas devem se estender até quarta-feira (4).
Segundo relatório atualizado pela Defesa Civil às 19h40 desta segunda-feira (2), as chuvas causaram ocorrências na região Noroeste de Campinas. Foi comunicada uma queda de muro no Jardim Sul América; o alagamento de dois imóveis, no Conjunto Habitacional Parque Itajaí e no Jardim Nova Esperança; e uma queda de árvore no Jardim Santa Rosa.
Também no Jardim Santa Rosa, a Defesa Civil registrou erosão no passeio de uma ponte na rua Marina Giovani de Souza. O local foi sinalizado pela Emdec e feito o acionamento da Regional para medidas.
Dados parciais apontam maior índice de chuva registrado no Jardim das Bandeiras (região Sul), com 70 milímetros acumulados até o início da noite.
No início da tarde de segunda, a Defesa Civil de Campinas registrou cinco alagamentos de imóveis nos bairros Jardim do Lago Continuação, Vila Rica, Residencial Novo Mundo e Parque Valença II (duas ocorrências); um galho com risco de queda no Botafogo; uma queda de árvore no Residencial Campina Grande e um alagamento em via pública no Satélite Íris I.
O maior índice de chuva no início da tarde foi registrado no Jardim das Bandeiras (região Sul) com 53,2 milímetros em pouco mais de uma hora.
A Emdec segue sinalizando vias com risco de inundação e providenciando o bloqueio do trânsito em locais alagados. A Secretaria de Serviços Públicos, informou a Prefeitura, mantém equipes de prontidão para atuar na limpeza e remoção de árvores das vias.
O Cepagri da Unicamp prevê para esta terça-feira (3) que as áreas de instabilidades provocadas pela passagem da frente fria ganharão força, aumentando a chance de chuva em toda a região.
Segundo o Cepagri, é alta a probabilidade de tempestades com chuva moderada a forte a qualquer momento do dia, de forma generalizada. “Podem ocorrer rajadas de vento forte, queda de raios e granizo de forma isolada”, informa.
Na quarta-feira (4), já com a frente fria se afastando da região, a chuva deve perder força ao longo do dia, mas ainda há previsão de chuva fraca a moderada a qualquer hora.











