A região de Campinas está no mapa de alerta severo para tempestades nesta sexta-feira (30), de acordo com previsão da Defesa Civil do Estado de São Paulo. O aviso indica risco de fortes pancadas de chuva, rajadas de vento intensas (entre 40 e 60 km/h) e descargas elétricas, além de possível queda de granizo.
O alerta também partiu do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), que prevê acumulados significativos de chuva — entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia — com baixo risco de alagamentos, quedas de árvores e interrupção no fornecimento de energia.
O Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) também emitiu previsão de chuva forte e generalizada na Região Metropolitana de Campinas a partir da noite de quinta-feira (29). Estão previstas, ainda, tempestades pontuais com rajadas de vento, descargas elétricas e possibilidade de granizo, alertando para o risco de altos acumulados e alagamentos em áreas suscetíveis.
De acordo com o Cepagri, essas condições adversas devem persistir até o sábado (31), com chuvas generalizadas e a possibilidade de tempestades sendo mais prováveis no final da tarde e durante a noite.
Previsão e classificação de risco para os próximos dias de acordo com a Defesa Civil de São Paulo:
Sábado (31/1): Alerta. Previsão de pancadas de chuva, por vezes fortes, com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Atenção redobrada em áreas vulneráveis devido ao solo encharcado.
Domingo (1º/2): Atenção. Sol entre nuvens e tempo abafado, com possibilidade de pancadas isoladas de chuva à tarde, acompanhadas de raios e ventos.
Segunda (2/2): Alerta. Sol entre muitas nuvens e previsão de fortes pancadas de chuva durante o dia, com raios, ventos e possível granizo isolado.
Terça (3/2): Atenção. Condições similares às de segunda, com chuva forte possível e manutenção das recomendações de cautela.
A Defesa Civil de Campinas, diante da probabilidade de chuvas intensas e prolongadas, reforça o alerta para que a população evite áreas de risco, como margens de rios, encostas e vias sujeitas a alagamentos, e siga rigorosamente as orientações dos órgãos oficiais. “A prevenção é a melhor ferramenta contra os extremos climáticos. No caso de áreas alagadas, por exemplo, não atravesse, estando de carro ou a pé. Seguir as recomendações da Defesa Civil pode salvar vidas”, destaca o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado.
Confira as principais orientações da Defesa Civil de Campinas:
* Evite áreas com histórico de alagamentos e nunca tente atravessar ruas inundadas;
* Fique atento às placas e painéis eletrônicos que informam sobre pontos sujeitos a alagamentos;
* Acompanhe os alertas oficiais da Defesa Civil para se informar com antecedência.
* Evite ficar em locais externos durante ventos fortes.
* Não se abrigue embaixo de árvores, postes ou estruturas metálicas frágeis.
* Evite áreas arborizadas e não estacione veículos sob árvores.
* Recolha objetos soltos em varandas, quintais e jardins, como vasos, móveis e brinquedos, que podem ser levados pelo vento e causar acidentes.
* Durante tempestades com raios, evite locais abertos, não use estruturas metálicas e evite contato com água.
* Se um fio de energia cair sobre seu carro, permaneça dentro do veículo. Não tente sair. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
SERVIÇO:
Como receber alertas:
Cell Broadcast: O Estado de São Paulo conta com um sistema que envia alertas sonoros para todos os celulares com tecnologia 4G ou 5G que estiverem na área de risco. Não é preciso se cadastrar; o aviso aparece como uma mensagem pop-up na tela do telefone.
SMS: Para receber alertas por mensagem de texto, basta enviar uma mensagem com o CEP de interesse para o número 40199. O serviço é gratuito.
Ligue 199, da Defesa Civil, para alagamento, inundações e quedas de árvores
Ligue 118, da Emdec, para emergências de trânsito
Ligue 193, dos Bombeiros, para emergências
Ligue 156, da Prefeitura, para solicitar vistoria para poda e/ou extração de árvores









