Depois de sete anos na direção do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), a médica veterinária e epidemiologista Andrea von Zuben deixa o cargo em Campinas. A informação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (10). A médica sanitarista Wanice Silva Quinteiro Port é a substituta, enquanto Andrea assume coordenadoria de informação, ligada à presidência da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar.
Formada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Andrea estava à frente do Devisa desde 2017. Doutora em epidemiologia e doenças transmissíveis e especialista em saúde pública, ela teve participação decisiva nas ações de combate à Covid-19 e ao recente surto de dengue no município.
Agora, o departamento será dirigido por Wanice, que atualmente é supervisora da Secretaria de Saúde no Programa Mais Médicos Federal. Ela também tem passagem pela coordenadoria do Ambulatório de Especialidades do SUS de Sumaré entre 2007 e 2009.
A nova diretora do Devisa é formada em medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos, em 2003, com residência em medicina preventiva e social pela Unicamp, de 2004 a 2006. Ela ainda fez pós-graduação em especialização internacional de qualidade em saúde e segurança do paciente pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Também atuou como médica clínica no Centro de Saúde União e foi coordenadora do CS Santo Antônio.











