A semana do campineiro, que começou com chuva e ventos fortes, terá ainda uma baixa significativa nas temperaturas nos próximos dias. As mínimas na madruga, segundo previsão do Cepagri da Unicamp, ficarão próximas dos 7°C já a partir desta terça-feira (29). Depois do fim de semana ensolarado e de temperaturas amenas, um ciclone no Sul do Brasil antecedeu a chegada da frente fria que começou a avançar no final da segunda-feira (28).
A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um Boletim Meteorológico Especial alertando para a chegada da massa de ar polar que vai derrubar as temperaturas em Campinas e região até pelo menos a próxima sexta-feira (1º). Na segunda-feira, o vento mais forte registrado ocorreu às 8h40 com a velocidade de 37,2 km/h. O dado é do Cepagri. Houve o registro de uma queda de árvore na avenida Brasil, na região do Guanabara, às 10h30.
De acordo com a previsão, as menores temperaturas devem ser registradas no fim da madrugada e no início da manhã, com mínimas próximas dos 7°C. Nesta segunda-feira, a temperatura mínima registrada em Campinas foi de 13,7°C às 8h10, segundo os dados do Cepagri.
O Cepagri informa que a partir desta terça-feira, estas condições de instabilidade devem dar lugar à massa de ar mais frio, seco e estável que segue na retaguarda do sistema. As temperaturas decaem significativamente, sendo previstas máximas de até 20⁰C e mínimas que devem chegar a 9⁰C no fim da noite de terça-feira.
Na quarta-feira (30) as temperaturas continuam a cair sendo prevista uma manhã fria com mínimas em torno de 7⁰C e máximas que não devem passar de 20⁰C. Não há previsão de chuva durante este período.
A Prefeitura de Campinas mantém ativa a Operação Inverno 2025, com ações voltadas ao acolhimento da população em situação de rua, fornecendo abrigo, cobertores, alimentação e atendimento social.
Se você encontrar pessoas em situação de rua ou vulnerabilidade expostas ao frio intenso, é possível solicitar atendimento do SOS Rua pelo telefone: (19) 3253-4512 (das 8h às 18h) ou pelo WhatsApp: (19) 99984-6496 (das 18h às 21h).







